Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A Apple lança uma nova gama dos seus portáteis MacBook Pro, que para além da novidade do chip gráfico da ATI, inclui uma porta Thunderbolt com tecnologia Light Peak que permite taxas de transmissão de dados na ordem dos 10 Gbps.
Mas afinal o que é a porta Thunderbolt? Não, não é nenhum filme de animação ou algum jogo para computadores Mac. Esta tecnologia, a Light Peak, foi criada pela Intel e permite velocidades de transmissão que podem ir até aos 10 Gbps , o que “vaporiza” a actual tecnologia USB 3.0, que era tida como a nova “coqueluche” das portas de comunicação de um computador.
A Apple voltou a surpreender tudo e todos, pois ao contrário do esperado, que seria a colocação de portas com a norma USB 3.0 nos seus portáteis, antecipa-se ao mercado e inclui uma porta Thunderbolt (com o símbolo do relâmpago).
As vantagens da tecnologia Thunderbolt (Light Peak) são óbvias, sendo que a velocidade acrescida que nos disponibiliza pode ser utilizada para visualização de conteúdos de alta definição, permitindo por exemplo transferir o conteúdo de um Blu-Ray em menos de 30 segundos.
A tecnologia Intel Thunderbolt funciona mantendo fluxos de dados em ambas as direcções, ao mesmo tempo, de forma a obter o benefício de largura de banda total em ambos os sentidos, ao longo de um único cabo. Com os dois canais independentes, um total de 10 Gbps de largura de banda pode ser fornecido para o primeiro dispositivo, bem como outros dispositivos a jusante.
Demonstração das possibilidades da velocidade de transferência de dados da porta Thunderbolt da Apple: