Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A MediaXXI – Consulting, Research & Publishing – apresenta o novo titulo da colecção MediaXXI “Pluralismo, Concentração dos Media e Cidadania”, coordenado por Paulo Faustino. Com o advento da nova geração de media, as palavras de ordem são interactividade, diferenciação do produto, aproveitamento de nichos de mercado, fragmentação de audiências, informação ubíqua, cultura do gratuito e publicidade dirigida.
Na sua maioria, estas realidades são completamente novas em relação aos mercados dos meios ditos tradicionais e, inevitavelmente, este processo de mudança acelerada tem sido acompanhado por incerteza muito acentuada quanto à configuração da futura geração de mercados de media e às consequências destas mutações.
Face à necessidade de difundir pontos de vista diversificados na sociedade, a promoção do pluralismo de ideias por parte dos media torna-se condição sine qua non de um adequado funcionamento das sociedades democráticas. Dadas as relações estreitas entre concentração e pluralismo de ideias, a tendência para a concentração crescente tem sido encarada como um indicador de uma evolução desfavorável em matéria de pluralismo.
Este livro apresenta uma reflexão, à luz de possíveis cenários futuros, acerca da actividade empresarial dos media, analisando e relacionando entre si os impactos das novas tecnologias ao nível das dinâmicas do mercado dos media: desafios de gestão, tendências de negócio e pluralismo da informação.
Sobre o Autor:
Paulo Faustino foi Presidente da Media XXI – Consulting, Research & Publishing. Tem desenvolvido e dirigido diversos trabalhos de consultoria e investigação relacionados com a área dos media junto de diversas empresas e instituições nacionais e internacionais, incluindo trabalhos para a Entidade Reguladora da Comunicação Social, Banco Mundial, Parlamento Europeu e Comissão Europeia. Integra uma rede mundial de especialistas que está a realizar um trabalho sobre tendências internacionais da concentração e pluralismo dos media. Durante cerca de quinze anos trabalhou nas áreas de gestão, marketing, politicas publicas e associativismo dos media, assumindo responsabilidades de topo em várias empresas e instituições de referência. Neste contexto, destacam-se as actividades como Assessor da Administração da Lusomundo Media / Portugal Telecom, Assessor do Secretário de Estado do Ministro da Presidência do XV e XVI Governo Constitucional. Foi ainda Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, Presidente do Observatório da Comunicação e Administrador do Cenjor.
Paulo Faustino é membro fundador (e board member) da EMMA, Associação Europeia que promove a partilha de conhecimento na área da Economia, gestão e políticas dos media. É autor de oito livros e co-autor de três e publica regularmente artigos científicos em revistas científicas e livros nacionais e internacionais. Neste contexto integra a direcção editorial do International Journal of Media Management.
Esta Obra, com a qualidade e Chancela da Editora MediaXXI, resulta de um amplo estudo de investigação, assente dados estatísticos apresentados ao longo da mesma, que lhe confere um rigor nos resultados expostos e nas conclusões obtidas, sendo sem dúvida uma Livro de referência para quem se interessa por estes fenómenos e procura aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Uma recomendação de leitura que certamente deverá possuir na sua estante.
O livro poderá ser solicitado através do site www.mediaxxi.com ou via email mediaxxi@mediaxxi.com.
Pluralismo, Concentração dos Media e Cidadania
Autor: Paulo Faustino Coordenação
Editado em: 2010
ISBN: 978-989-8143-17-4