Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Com tutoriais passo a passo e dezenas de ficheiros exemplificativos para descarregar, este livro da McGraw Hill desvenda todos os segredos deste programa, pois é o guia oficial autorizado pela Corel Press para a sua poderosa suite gráfica, o CorelDRAW X5.
O CorelDRAW é uma poderosa suite de aplicativos gráficos que embora não tenha o “fulgor” que teve na década de 90, continua a ser o software de eleição de muitos ilustradores e gráficos do mundo. Hoje podemos constatar que a Adobe está a liderar o mercado do software de edição gráfica, mas nem sempre assim foi e não se sabe se assim continuará a ser enquanto a Corel existir.
Em 1987 a Corel, uma empresa Canadiana que se dedica ao desenvolvimento de aplicações de software, como por exemplo o WordPerfect, ou o Corel Painter, entre outros, contratou os Engenheiros Informáticos Michel Bouillon e Pat Beirne para desenvolverem um software de ilustração vectorial que podessem comercializar. Em 1987 surge a primeira versão de CorelDRAW, sendo que a partir daí as versões sucederam-se até que em 1993, na quarta versão, o software atinge o “boom” mundial, tornando-se uma ferramenta de eleição do mundo das artes gráficas. Até aí a internet ainda não era o que é hoje e apenas ao mercado gráfico e pouco mais interessava esta ferramenta. O Corel tornou-se então no software padrão para desenho vectorial da indústria gráfica e chega-nos hoje na sua versão X5 (ou 15) que foi lançada no ano de 2010.
O livro CorelDRAW X5 The Official Guide da prestigiada editora McGraw Hill, com a chancela da Corel Press, é o único guia oficial sobre CorelDRAW, estando portanto completamente actualizado e cobre todas as novas funcionalidades desta última versão do “Corel”. Podemos dizer que estamos perante a “Biblia” do CorelDRAW, pois nunca antes uma obra impressa continha com tanto detalhe e exaustividade informações sobre as várias ferramentas desta poderosa suite gráfica.
O livro tanto é indicado para os que têm o primeiro contacto com o software CorelDRAW, como também para os mais especialistas na matéria e que pretendem conhecer em detalhe o que vem de novo no X5, pois muitas das vezes as novas versões deste tipo de software escondem novas funcionalidades, que só mais tarde descobrimos, quer por mero acaso, ou porque lemos um livro sobre essa apliação.
O livro CorelDRAW X5 The Official Guide inclui dois novos capitulos sobre o Photo-Paint, uma aplicação integrada no X5 que permite editar imagem e fotografia, um conjunto de impressões em papel couché a cores com imagens manipuladas com vários filtros e efeitos Corel, centenas de dicas, truques e atalhos que nos ensinam a tirar um melhor partido do CorelDRAW, assim como instruções dadas por especialistas na matéria sobre ilustração.
Da vasta lista de tópicos que este livro cobre, os mais importantes são o que vem de novo no X5, a instalação do software, explicação exaustiva sobre os vários painéis de ferramentas, opções de configuração, réguas, grelhas, guias, modos de visualização de documentos, manipulação de objectos, aplicação de efeitos e filtros, manipulação de texto, trabalhar com modelação 3D, entre muitos outros assuntos que vão desde a instalação do produto à criação de Scripts em VBA para expandir o CorelDRAW X5.
A primeira parte deve ser lida pelos que já instalaram a nova versão, conhecendo e utilizando a anterior, pois é nesta parte que são apresentadas as novas funcionalidades da última versão. Aos que se iniciam agora neste software, deverão guardar esta parte para o final.
A segunda parte do livro foca-se nos painéis de navegação e no workspace da aplicação. Como criar novos documentos, rodar as orientações, dimensões dos mesmos etc. e outras opções relativas às configurações das páginas e dos layouts.
A terceira parte incide essencialmente sobre duas ferramentas muito importantes no CorelDRAW, que são a Pen Tool e a Shape Tool. Estas preciosas ferramentas são muito da base do desenho vectorial e por isso um aspecto importante a aprender no Corel.
A quarta parte do livro CorelDRAW X5 The Official Guide da McGraw Hill aborda a tipografia no CorelDRAW. Desde à formatação de parágrafos até ao texto artístico, o CorelDRAW possui uma panóplia muito completa de edição de texto, que o torna numa ferramenta muito poderosa para os que necessitam de publicar documentos gráficos com muito texto.
A quinta parte deste guia oficial da Corel assenta sobre o design propriamente dito. Preenchimento de objectos, propriedades das linhas de contorno, e manipulação da cor, são os temas mais importantes desta secção do livro.
A sexta parte desta obra é uma parte especial pois incide sobre a edição de objectos 3D, pois esta também é uma daquelas funcionalidades “escondidas” do CorelDRAW. Esta ferramenta permite também a criação de efeitos de “extrusão” em objectos que possibilitam criar desenhos e ilustrações mais artísticas e originais.
A sétima parte vai abordar os efeitos especiais que o CorelDRAW confere em objectos, como é disso exemplo o “Blending” ou as sombras e transparências que também são explicadas em detalhe nesta parte do livro.
A oitava parte do livro faz uma mudança de tema do desenho vectorial para a edição de imagem e fotografia com o Corel Photo-Paint. Este programa que faz parte do CorelDRAW X5 é uma ferramenta poderosa e por isso merece uma atenção especial neste livro.
Por fim a nona parte é dedicada à impressão e pré-impressão que pode ser utilizada no Corel para por exemplo preparar as “saídas finais” para a indústria gráfica, nomeadamente o que vai dar origem às chapas de impressão. Opções de exportação para outros formatos são também aqui focadas nesta parte.
O livro possui ainda uns capítulos online onde podemos aprender a manipular Scripts em VBA para tornar determinadas tarefas mais rápidas, assim como todos os ficheiros e documentos exemplificados no livro podem ser descarregados através de lá.
Parte I: CorelDRAW X5 Quick Start Guide:
Parte II: Getting Started with CorelDRAW X5:
Parte III: Working with Object Tools:
Parte V: Applying Colors Fills and Outlines:
Parte VI: Organizing Objects and Applying Effects:
Parte VII: Working in 3D:
Parte VIII: Working with Digital Images:
Parte IX: Apêndices:
A McGraw-Hill, que já tivemos oportunidade de falar sobre os seus livros aqui no Ticnologia, é uma Editora norte-americana que está sedeada em Nova Iorque, tendo sido fundada no ano de 1909, possuindo mais de 100 anos de história, sendo nos dias de hoje uma referência nas publicações técnico-científicas, passando pela Engenharia e Informática, à gestão de empresas e Economia, enciclopédias, etc.
Gary David Bouton utiliza o CorelDRAW à mais de 15 anos e é autor de 6 livros sobre as suas versões anteriores. Foi também um dos finalistas do prestigiado concurso da Corel o CorelDRAW World Design Contest em 1992. Foi também director de uma agência de publicidade, tendo chegado a receber vários prémios internacionais sobre design gráfico.
CorelDRAW X5 The Official Guide
Autor: Gary David Bouton
Data: Setembro 2010
944 págs.
ISBN: 0071745181 / 9780071745185