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Aprender a programar para dispositivos com Sistema Operativo iOS da Apple é cada vez mais fácil. O livro Beginning iOS 4 Application Development da Wrox, é a sugestão de leitura ideal para quem quer aprender a usar o XCode com a linguagem Objective-C.
A programação para dispositivos da Apple com iOS é cada vez mais um tema procurado pelos programadores, pois tratando-se de gadgets lideres de mercado e com uma taxa de penetração muito elevada, criar uma boa aplicação ou jogo para esta plataforma, pode significar um sucesso a curto/médio prazo, quer seja em termos financeiros ou em termos profissionais. Sendo uma plataforma relativamente nova, em que ainda existe pouca massa critica disponível, quem chegar primeiro a esta autêntica “mina de ouro”, pode ter mais hipóteses de vingar neste mercado.
Um pouco por toda a internet surgem blogs, websites, fóruns, de programadores iOS, com a linguagem de programação Objective-C (C orientado a objectos) e o SDK da Apple, juntamente com o ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) XCode, como tema comum. Contudo no que diz respeito a literatura impressa, ainda há poucas Editoras a interessar-se pelo tema, sendo que nesse aspecto a Wrox é uma das pioneiras.
O Livro Beginning Beginning iOS 4 Application Development da Wrox é uma obra fundamental para quem se interessa pelo tema e pretende entrar neste mundo das Apps para dispositivos iOS como o iPhone, iPad e iPod Touch. Muito completo, exaustivo e totalmente a cores, uma inovação vem vinda nos livros da Editora Wrox, pois torna-se mais fácil sendo colorido, visualizar o código, e as janelas do XCode, assim como vem repleto de ilustrações do tipo “passo a passo” para nos ir assistindo em cada exercício e na explicação dos temas.
Beginning iOS 4 Application Development ajuda-nos explorar o XCode e as suas ferramentas, a lingagem Objective-C e a descobrir as mais importantes APIs que fazem parte do iPhone SDK. Todo o livro tem uma vertente muito prática, com secções de “mãos à obra”, onde iremos construir as nossas próprias aplicações, desde as mais simples, às mais avançadas que utilizam animações, reconhecimento de gestos, integração de voz, etc.
Tendo sido escrito por um developer Apple muito experiente, que se dedica também à formação, este livro foi também escrito com uma forte componente pratica, do ponto de vista da formação e pedagogia, necessárias a quem se inicia numa determinada área que até então era desconhecida.
Este livro é dedicado aos que pretendem iniciar-se na programação para iPod Touch, iPhone ou iPad, com o iOS, utilizando o iPhone SDK da Apple. Contudo, e embora o livro explique tudo desde o “zero” sobre esta plataforma e a respectiva linguagem Objective-C, o autor recomenda que os leitores necessitam de possuir conhecimentos básicos sobre programação, na vertente orientada a objectos, por forma a conseguir tirar total partido desta obra. Contudo, e sendo esta linguagem, o Objective-C, uma tecnologia relativamente desconhecida de muitos programadores, o livro possui um apêndice que faz uma abordagem a esta linguagem.
Capítulo 1: Getting Started with iOS 4 Programming – Cobre as várias ferramentas que se podem encontrar no iPhone SDK e explica como as usar no desenvolvimento de aplicações para iOS.
Capítulo 2: Write Your First Hello World! Application – Neste capítulo iremos nos familiarizer com o XCode, e aprender como se utiliza para criar a primeira aplicação.
Capítulo 3: Views, Outlets, and Actions – Cobre os aspectos principais da programação para o iPhone ou iPad, interacção com elementos visuais, utilizando o Interface Builder, a ferramenta de desenho de interfaces que vem juntamente com o XCode.
Capítulo 4: View Controllers – Explica como utilizar os View Controllers disponíveis no iPhone SDK, assim como quais os tipos de aplicação que podemos criar com eles.
Capítulo 5: Multi-Platform Support for the iPhone and iPad – Explica como portar aplicações para iPad desenvolvidas para serem utilizadas no iPhone, assim como aprendemos a criar aplicações universais que correm em ambos os dispositivos.
Capítulo 6: Keyboard Inputs – Ensina a utilizar o teclado virtual do iPhone, iPad, iPod e quais as suas propriedades e funcionalidades principais.
Capítulo 7: Screen Rotations – Demonstra como podemos re-orientar as nossas interfaces de utilizador das aplicações tirando partido do acelerómetro, assim como quais os eventos que são despoletados quando isto ocorre.
Capítulo 8: Using the Table View - Explora uma dos mais poderosos modos de visualização das Apps no iPhone SDK, a Table View, que é maioritariamente utilizada para apresentar dados.
Capítulo 9: Application Preferences – Ensina como criar as preferências persistentes de uma aplicação que podem ser personalizadas pelo utilizador do equipamento.
Capítulo 10: File Handling – Este capítulo aborda a capacidade de armazenar informação persistente relativa à aplicação desenvolvida, assim como se processa o acesso a ficheiros e pastas.
Capítulo 11: Using Database Storage SQLite3 – Como armazenar informação ou dados num motor de base de dados local embebida, o SQLite3.
Capítulo 12: Simple Animations and Video Playback – Explica como criar animações simples para serem apresentadas nos dispositivos dentro das aplicações que desenvolvemos.
Capítulo 13: Accessing Built-In Applications – Explica como tirar partido de aplicações nativas, como a biblioteca de fotografias, contactos, camara fotográfica etc., para tornar a nossa aplicação mais poderosa.
Capítulo 14: Recognizing Gestures – Reconhecimento de gestos que possibilita que interajamos de forma mais rica com as nossas aplicações desenvolvidas.
Capítulo 15: Accessing the Accelerometer – Demonstra como aceder e tirar partido das APIs do acelerómetro, ou seja, do detector de movimentos dos dispositivos, onde aprendemos por exemplo, como tirar partido do detector de movimentos, etc.
Capítulo 16: Web Services – Ensina como consumir Web services dentro de uma aplicação desenvolvida por nós, utilizando protocolos como SOAP, HTTP GET ou POST, assim como a lidar com o XML resultante.
Capítulo17: Bluetooth Programming – Ensina a tirar partido do Game Kit Framework for Bluetooth programming, onde iremos aprender como se poem dois dispositivos a comunicar entre si via Bluetooth.
Capítulo 18: Bonjour Programming – Ensina como publicar serviços na rede utilizando o protocolo Bonjour.
Capítulo 19: Apple Push Notification Service – Explica como criar aplicações que geram notificações via push, fazendo com que o utilizador receba notificações imediatas.
Capítulo 20: Displaying Maps – Como apresentar serviços relacionados com geo-localização nas aplicações desenvolvidas utilizando o Map Kit framework.
Capítulo 21: Background Applications – Aborda a tecnologia inerente à criação de aplicações que correm em segundo plano, mesmo quando mudamos para outra aplicação distinta.
Sobre o autor:
Wei-Meng Lee é um tecnólogo fundador da empresa Developer Learning Solutions, uma empresa especializada na formação em contesto prático sobre tecnologias Microsoft e Apple. É também autor de várias obras relacionadas com a programação para iPhone e iPad.
Beginning iOS 4 Application Development
Autor: Wei-Meng Lee
ISBN: 978-0-470-91802-9
656 págs.
Outubro 2010
WROX