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Home Revisões Livros & eLearning Livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais - FCA


3ds_Max2011-tecnicas_profissionais-FCAA sugestão de leitura para hoje é o livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais da sobejamente conhecida Editora FCA, que nos ensina as técnicas mais avançadas de modelação, que nos permitem ir mais longe no que diz respeito ao mundo do 3D, com o software 3ds Max 2011 da Autodesk.

O software 3ds Max é nos dias de hoje a principal ferramenta de produção utilizada pela indústria da animação 3D. Sem ele não seria possível criar aqueles filmes que nos ficam na memória, como o Shrek, ou o Up. Mas o 3ds Max 2011 não é apenas utilizado para a realização de filmes. Quer seja para a produção de imagens e de animações com qualidade foto-realista, ou para a criação de maquetes e modelos virtuais, o 3ds Max coloca à nossa disposição um leque vastíssimo de poderosas ferramentas de modelação, que nos permitem desenvolver trabalho para diversas áreas, quer este seja a Arquitectura, Engenharia e ou Construção, passando pelo cinema e fotografia e o mundo da produção de jogos de vídeo.

Tendo consciência da importância cada vez maior deste tema, a Editora FCA resolve em boa hora dar seguimento ao livro 3ds MAX Curso Completo, redigido pelos mesmos autores, e criou esta excelente obra que permite dar seguimento e complementar o livro anterior, elevando a fasquia do nível de conhecimento já obtido.

3ds_Max2011-tecnicas_profissionais-FCAO Livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais da Editora FCA é uma obra obrigatória para os que estudam este tema, não é por acaso que a FCA é um “Publisher” autorizado da Autodesk, pois inclui um grande numero de casos de aplicação pratica, retratando situações reais, que podem ser portadas no mundo da Engenharia, Arquitectura ou animação de personagens, contando com 58 exemplos que podemos por em pratica sem dificuldade, bastando-nos seguir o livro. Tem ainda a vantagem de já abordar o mecanismo Mental ray.

Em cada tema os autores tiveram a preocupação de efectuar uma introdução teórica ao assunto a ser abordado, passando posteriormente a descrever de casos práticos, sempre com o auxilio de imagens exemplificativas, pois tratando-se de um tema muito “visual”, faz todo o sentido que assim seja, e essa é já uma preocupação que a FCA tem nos seus livros, ou seja, de dotar ao leitor dos exemplos necessários, esquemas e ilustrações, que o ajudem a assimilar melhor os ensinamentos contidos nas suas obras.

Todos estes ficheiros que deram origem aos exemplos estão disponíveis no site da FCA. É importante que o leitor lhes aceda, pois só dessa forma poderá testar e praticar mais eficazmente cada tema.

O Livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais destina-se a todos os utilizadores de 3ds Max, desde a versão 2008, e de MaxDesign, Profissionais e Estudantes que se interessem por este tema, quer se estejam agora a iniciar ou já detenham alguma experiencia na matéria.

3ds_Max2011-tecnicas_profissionais-FCA-programa

 

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

Modelação avançada, Materiais e iluminação avançados, Mental ray, Animação avançada, Dinâmica, Data binding, Caracteres: modelação, materais e animação, Programação MaxScript, Conceitos e comandos adicionais.

Capítulos do Livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais:

Capítulo 1. INTRODUÇÃO – Neste capítulo é feita uma apresentação geral da obra, expondo qual a matéria que irá fazer parte da mesma e onde podemos também encontrar um pequeno guia de utilização do livro.

Capítulo 2. MODELAÇÃO AVANÇADA – Neste capítulo entramos no campo da modelação avançada e em conceitos como a modelação de polígonos. Este é um capítulo bastante completo, começando por uma introdução teórica onde ficamos a conhecer os conceitos principais, para depois passarmos aos casos práticos, que vão desde o sofá, à modelação de uma estrada, prédios, superfícies de Bézier, NURBS, grafite entre outros mais.

Capítulo 3. MATERIAIS E ILUMINAÇÃO AVANÇADOS – Este é um capítulo dedicado à iluminação, pois este é um dos temas mais importantes quando pretendemos conferir mais realismo aos nossos modelos 3D. Iremos aprender neste capítulo, conceitos muito importantes como os mapeamentos standard avançados, mapas Mix e Mask, Luzes fotométricas, materiais avançados, modificadores de materiais, entre muitos outros, tudo isto também repleto de casos práticos para testar.

Capítulo 4. MENTAL RAY – Agora entramos no “mundo” poderoso do Mental Rau, onde iremos perceber melhor o seu mecanismo, activação e principais parâmetros, tendo depois vários exemplos práticos à nossa disposição para testar, como materiais Arch & Design, luzes mr Area Omni e mr Area Spot, iluminação natural (Daylight) entre muitos outros.

Capítulo 5. ANIMAÇÃO AVANÇADA – Neste capítulo entramos na chamada “next level zone” da animação, onde ficamos a conhecer como são feitas algumas animações mais elaboradas, e que são muito úteis para quem se dedica profissionalmente a este tema da modelação e animação 3D.

Capítulo 6. DINÂMICA  - No sexto capítulo iremos abordar conceitos como por exemplo os sistemas de partículas, como por exemplo a tempestade, a lata de spray, fluxos de partículas, onde também a FCA nos fornece exemplos muito interessantes, como uma veia com glóbulos vermelhos, entre outros. É um capítulo muito importante, pois a dinâmica de partículas consegue elevar ainda mais o nível de realismo das modelações 3D, pois confere dinâmica a partículas e objectos, simulando a forma como estes reagem entre si no mundo real, passando essa informação para o 3D.

Capítulo 7. CARACTERES: MODELAÇÃO, MATERIAIS E ANIMAÇÃO – Esta secção do livro 3ds Max 2011 Técnicas Profissionais é dedicada aos caracteres, e é também repleta de casos práticos onde podemos aprender conceitos como o Character Rigging, Bones, Hair and Fur, Garment Maker, entre muitos outros, que permitem a criação de personagens, cada vez mais reais.

Capítulo 8. INTRODUÇÃO Á PROGRAMAÇÃO MAXSCRIPT – Uma das linguagens utilizada para dar “vida” aos objectos 3D que criamos com este tipo de aplicações. Neste capítulo iremos ter uma introdução ao MAXScript, como se processa a execução das suas instruções, como criamos macros, declaramos variáveis, ciclos etc.

Capítulo 9. CONCEITOS E COMANDOS ADICIONAIS – Neste capítulo final da obra, iremos explorar algumas funcionalidades adicionais do 3ds, como as vistas esquemáticas - Schematic View, os processos de pós produção de vídeo, rendering distribuído etc.

Autores:

João Barata é Licenciado em Engenharia Informática pela COCITE e trabalha no BCP. É também Formador certificado e é gestor e coordenador de serviços de Intranet e Internet, desenvolvendo também trabalho na área da multimédia. É também Co-autor do livro 3DS MAX Curso Completo, da FCA.

João Santos é Engenheiro formado no IST e exerce funções de Director de ATC (Autodesk Authorized Training Center), consultor e formador certificado CAD. É também Autor e co-autor de 37 livros, com o AutoCAD 3D 2010 – Curso Completo, AutoCAD 2010 Guia de Consulta Rápida, AutoCAD 2010 Depressa & Bem, Curso Avançado de AutoCAD e 3DS MAX Curso Completo, todos da FCA.

 

3ds_Max2011-tecnicas_profissionais-FCATítulo:   3ds Max 2011 - Técnicas Profissionais

Autor:   João Barata / João Santos

ISBN:     978-972-722-592-7

Nº págs.:    296 

Preço:   28,25 Euros (29,95 com IVA)

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