Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Escrito para apoiar os alunos de cursos de informática que necessitam de programar nesta poderosa linguagem, o C++, o livro Object-Oriented Programming with C++ (programação orientada a objectos com C++) da Editora OUP, é a sugestão de leitura para hoje.
Tal como já dissemos, esta é uma obra ideal para alunos de cursos de Engenharias ou outras áreas das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) que estão agora a dar os primeiros passos no C++, na variante da programação orientada a objectos.
O C++ é uma poderosa linguagem de programação (C++ em português lê-se "C mais mais") multi-paradigma e com várias aplicações práticas. É considerada uma linguagem de nível médio ou misto, pois incorpora as características de linguagens de alto nível, orientadas a objectos, como também de baixo nível, procedimentais. Desenvolvida no início dos anos noventa, esta linguagem é hoje em dia uma das mais populares internacionalmente, sendo amplamente utilizada quer no mundo profissional, quer académico onde é ensinada.
Foi inicialmente desenvolvida por Bjarne Stroustrup, inicialmente com o nome de C with classes (C com classes) passando posteriormente à sua designação actual, C++. Ao longo do tempo foram adicionadas novas bibliotecas que lhe conferiram mais características e a tornaram ainda mais poderosa e versátil. Em 1998 foi tornada padrão pela Organização ISSO, sendo depois revista em 2003.
Esta obra, Object-Oriented Programming with C++, da Oxford University Press, considerada como a maior Editora de publicações académicas do mundo, pertencendo à prestigiada Universidade de Oxford, do Reino Unido, cuja actividade remonta ao século XIV, foi escrita a pensar no ensino, fazendo uma evolução gradual, passo a passo ao longo dos temas e características da linguagem de programação C++, no paradigma orientado a objectos, sempre com o apoio constante em exemplos práticos pedagógicos, criados de forma a dotar os leitores das bases necessárias para passar ao capítulo seguinte.
O livro Object-Oriented Programming with C++ começa por apresentar a vertente procedimental da linguagem, com enfoque especial nas estruturas, de forma a explicar aos leitores o porquê da necessidade da evolução para linguagens orientadas a objectos, vertente esta em que este livro se debruça mais.
Este livro aborda todas as características e funcionalidades do C++, tais como as classes, objectos, gestão dinâmica da memória, construtores, herança, polimorfismo dinâmico, excepções, overloading de operadores, entre outras.
Como apêndice, este livro vem com um case study muito interessante, onde o C++ é comparado com outras linguagens, como o Java, ou o C, e onde podemos perceber de uma forma mais completa, quais as diferenças, assim como vantagens e desvantagens das várias ferramentas de programação que nos estão disponíveis nos dias de hoje.
Esta obra vem também repleta de exemplos resolvidos de problemas do dia-a-dia, escritos numa linguagem simples e concisa, que permite reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo de cada capítulo. No final do livro vêm também uma série de autotestes, onde podemos testar os nossos conhecimentos, para nos preparar para exames, etc.
Sourav Sahay, é Consultor Sénior em Engenharia de Software, na Blue Slate Solutions, Nova Iorque, e possui mais de oito anos de experiencia na indústria do software. Os seus conhecimentos de programação incluem o C++, C, Java, OOAD, Oracle, Visual Basic, Crystal Reports, HTML e JavaScript. Foi também docente de C e C++ na Universidade de Calcutá, na India.
Capítulo 1 - Introdution to C++: O primeiro capítulo deste livro faz uma introdução ao paradigma procedimental da programação, qual o seu papel na manipulação de estruturas e como este sistema evoluiu para as linguagens orientadas a objectos. Este capítulo apresenta também as características procedimentais do C++.
Capítulo 2 – Classes and Objects: Este capítulo é dedicado ao estudo de objectos e classes, fazendo uma apresentação exaustiva destes conceitos. Arrays, namespaces, classes aninhadas, são alguns dos tópicos abordados.
Capítulo 3 – Dynamic Memory Management: Esta secção do livro é dedicada ao estudo da gestão dinâmica da memória, explicando o uso de operadores.
Capítulo 4 – Constructors and Desctructors: Neste capítulo entramos no mundo dos construtores, onde será discutida a sua importância na programação em C++, assim como as formas de os definir.
Capítulo 5 - Inheritance: Esta parte do livro é onde encontramos informação sobre um dos tópicos mais importantes de linguagens que tiram partido das classes, a herança. Conceitos como classes derivadas, classe base, classe pointers, etc., são aqui explicados em grande detalhe.
Capítulo 6 – Virtual Functions and Dynamic Polymorphism: Este capítulo dá-nos uma explicação exaustiva sobre as funções mais poderosas do C++, como é o caso do polimorfismo dinâmico ou as classes virtuais.
Capítulo 7 – Stream Handling: Este é uma secção dedicada ao estudo das livrarias para gestão de streams. Ela explica as duas formas (input/output), modo texto, modo binário, escrita e leitura do disco rígido. Este capítulo também aborda as rotinas de gestão de erros no C++.
Capítulo 8 – Operator Overloading, Type conversion, New Style Casts and RTTI: É um capítulo dedicado ao overload de operadores, conversão de tipos, etc, assim como é explicado em detalhe como se deve utilizar esta técnica no C++.
Capítulo 9 - Templates: Esta parte explica o uso de templates e qual a sua importância na linguagem de programação C++.
Capítulo 10 – Exception Handling: Explica a gestão de excepções onde se inicia com uma secção sobre métodos convencionais, suas vantagens e desvantagens. É também explicado o uso dos mecanismos do tipo catch-throw no C++.
Título: Object-Oriented Programming with C++
Autor: Sourav Sahay
Editora: OUP India
486 pág. | dimensões: 240x180mm
ISBN: 978-0-19-568152-9 | 25 Maio 2006