Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A sugestão de leitura de hoje incide sobre a programação em Python. O Python é hoje em dia uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. A Google e o Youtube usam-na pela sua versatilidade e facilidade de manutenção e escalabilidade. Quer aprender a programar em Python? Então tem de o ler!
Este livro marca mais uma estreia de uma Editora no Ticnologia. A O’Reilly é sobejamente conhecida internacionalmente pela vastidão de obras técnicas que cobrem as mais variadas áreas das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), do Software, ao Hardware, passando pela programação e redes. A O'Reilly Media (anteriormente conhecida por O'Reilly & Associates) é uma Editora norte-americana que foi criada por Tim O’Reilly em 1978 e que se dedica à produção e edição de livros, websites e outras publicações media, sobre as TIC.
O livro Learning Python – 4ª Edição – cobre uma linguagem em crescente popularidade, o Python, desde a sua versão 2.6 em diante. O Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada e orientada a objectos, que foi criada em 1991 por Guido Van Rossum. O Python possui um modelo de desenvolvimento Open Source (código fonte aberto), o que lhe confere ainda mais adesão por parte da comunidade internacional de programadores.
O nome desta linguagem de programação, Python, teve origem no grupo comediante britânico Monty Python, embora também seja associado com a cobra com o mesmo nome, a Piton (ou pitão).
O livro Learning Python – 4ª Edição – é uma obra introdutória, ou seja, apesar de ser bastante completa, é indicada para os que se iniciam agora nela. O Livro introduz-nos aos aspectos mais básicos da linguagem, como os tipos, operadores, classes, funções, excepções, etc., assim como nos demonstra como realizar algumas aplicações reais, a título exemplificativo. Numa segunda parte do livro, o autor, Mark Lutz, apresenta-nos algumas características mais avançadas da linguagem.
Mark Lutz formou-se na Universidade do Wisconsin e é um formador independente de Python, escritor, programador e uma das figuras mais respeitadas da comunidade Python. Já escreveu várias obras para a Editora O’Reilly, sobre programação. Começou a sua carreira no ensino do Python em 1997.
David Ascher formou-se na Brown University e trabalha na divisão do Python da ActiveState, assim como na divisão de desenvolvimento do Komodo, um dos produtos da ActiveState. David tem ensinado também o Python em várias universidades e escolas. Foi também co-autor de várias obras sobre programação em Python.
O Livro Learning Python é baseado em material para treino de programação “hands on” em Python para três dias e divide-se em nove partes:
A primeira parte do livro incide sobre uma apresentação da linguagem e tecnologia, ideal para os que se iniciam agora nela. O primeiro capítulo dá-nos o “background” nesseçário para o resto da aprendizagem, permitindo-nos avançar para os capítulos mais avançados da obra.
A segunda parte incide sobre os Tipos e Operadores na linguagem Python. De acordo com os autores, esta é a parte mais importante do livro, pois sem ela não conseguimos perceber os capítulos mais à frente.
Na terceira parte do livro, iremos conhecer a sintaxe do Python, quais os processos para a criação de objectos e a programação nesta linguagem.
A quarta parte dá-nos a conhecer as funções em Python. As funções permitem “compactar” o código e reutiliza-lo as vezes que necessitamos, evitando redundância de código. Nesta secção iremos também aprender como passar parâmetros no Python, entre outros conceitos.
Na quinta parte iremos conhecer em detalhe os módulos, que nos permitem ordenar e organizar o código em componentes maiores, sendo que nesta parte iremos aprender como criamos, utilizamos e fazemos “reload” dos módulos em Python.
A sexta parte é uma das mais importantes, pois entramos na vertente POO (Programação Orientada a Objectos) do Python, onde aprendemos conceitos importantíssimos como a criação de Classes e Objectos em Python. O POO é opcional no Python, mas é uma das funcionalidades que lhe confere poder e robustez.
A sétima parte é dedicada às excepções e ferramentas de debug. Estas técnicas iram mostrar-se muito importantes quando começamos a escrever cada vez mais linhas de código e os erros começam a ser cada vez mais complexos de detectar.
A oitava parte diz respeito a tópicos avançados do Python. Nesta secção iremos entrar em detalhe no Unicode e Byte Strings, propriedades, descritores, etc. É uma parte muito importante pois tratando-se de um livro introdutório, é a partir de aqui que aqueles que querem ir “mais além” obtém aqueles ensinamentos que fazem toda a diferença.
Por fim, a nona parte, é dedicada aos vários apêndices que acompanham a obra, nos quais se incluem as soluções para os vários exercícios que nos vão sendo propostos ao longo do livro.
Como o Python é uma linguagem em constante dinâmica e desenvolvimento, esta quarta edição adiciona muita informação nova, pelo que se aconselha aos que possuem alguma das anteriores, a adquirir esta última, para não perderem nada.
Capítulo 1: Getting Started
Capítulo 2: Types and Operators
Capítulo 3: Basic Statements
Capítulo 4: Functions
Capítulo 5: Modules
Capítulo 6: Classes
Capítulo 7: Exceptions
Capítulo: 8 Built-in Tools
Capítulo: 9 Common Tasks in Python
Capítulo: 10 Frameworks and Applications
Apêndices:
Livro Learning Python
Autores: Mark Lutz, David Ascher
Editora: O'Reilly Media
Data da 1.ª Edição: Abril 1999
Pág: 384