Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A sugestão de leitura de hoje, o livro iOS 4 Programming Cookbook da Editora O’Reilly, é um verdadeiro “livro de receitas” sobre programação para o Sistema Operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 4.
Programar para iOS, o Sistema Operativo dos gadgets da Apple, é cada vez mais fácil e encontramos cada vez mais literatura disponível para nos ajudar a entender este novo mundo do iOS, Objective-C, Xcode etc. etc. Como se de um livro de culinária se tratasse, as “receitas” que este livro nos apresenta e explica, ajudam-nos a entender os aspectos essenciais da programação para iOS, num formato de problema/solução, com exemplos concretos para iPhone, iPad, iPod Touch etc.
O livro iOS 4 Programming Cookbook da O’Reilly apresenta soluções de desenvolvimento no framework do iOS SDK4, onde temos contacto com tecnologias como Cocoa, Objective-C, Xcode, Interface Builder, entre outras. Com estes exemplos práticos passo a passo, vamos ganhando a “estaleca” necessária para nos tornarmos nuns programadores iOS profissionais.
Este livro ensina-nos a trabalhar com Classes em Objective-C, a linguagem de programação da Apple, objectos, delegates, propriedades, gestão de memória, Map Kit, Core Location APIs, Core Motion Framework, multitasking apps, entre muitas outras funcionalidades fantásticas do iOS.
Repleto de exemplos práticos e cenários passo a passo, este é um excelente livro para programadores que pretendem aprofundar as suas bases na programação para iOS, sendo portanto um livro que não será muito aconselhável para quem se deseja iniciar neste mundo, pois convém já ter alguma experiência sobre Objective-C, Programação Orientada a Objectos, etc.
Explica como as Classes em Objective-C são estruturadas e como os objectos podem ser instanciados. O capítulo fala sobre as propriedades e delegates, bem como gestão de memória no Objective-C.
Descreve as várias abordagens para implementar o interface das nossas apps iOS aproveitando as diferentes ferramentas que o SDK disponibiliza. Este capítulo também apresenta as características que só estão disponíveis no IPAD, como o popover etc.
Mostra como podemos trabalhar com vistas e tabelas para criar apps com aparência profissional no iOS.
Descreve a forma como podemos tirar partido do Map Kit e do Core Location API para desenvolver aplicações “location-aware” no iOS. Vamos aprender como criar mapas, e detectar a localização de um dispositivo, adequando os mapas com anotações personalizadas. Vamos também aprender sobre a geo-codificação e geo-codificação reversa, bem como alguns dos métodos do Core Location, que só estão disponíveis no 4 iOS SDK e mais recentes.
Este capítulo demonstra como tirar partido do reconhecimento de gestos, que permitem que os utilizadores manipulem a interface gráfica das Apps iOS. Vamos aprender como usar todos os reconhecedores de gestos disponíveis no SDK do iOS, com exemplos testados em iOS 3 e iOS 4 em diferentes dispositivos como o iPhone 3G, iPhone 4 e iPad.
Ensina como fazer o download de ficheiros a partir de um URL e analisar ficheiros em XML. Este capítulo também aborda as ligações síncronas e assíncronas e seus prós e contras. Vamos também aprender a manipular a cache de ficheiros na memória e no disco, de forma a evitar consumos exagerados de banda larga.
Este capítulo descreve os detalhes sobre operações, threads e temporizadores. Usando o material neste capítulo, podemos desenvolver aplicações multithreaded modernas para iOS.
Nesta secção do livro iremos analisar o AV Foundation bem como os Media Player frameworks disponíveis no SDK. Estas ferramentas permitem reproduzir ficheiros de áudio e vídeo e lidar com interrupções que podem ocorrer, como por exemplo chamadas telefónicas, etc.
Explica como utilizar o framework Address Book e como recuperar contactos, grupos e suas informações da base de dados e catálogo de endereços num dispositivo iOS. O Address Book é composto inteiramente por APIs em C e por isso muitos programadores Objective-C têm dificuldade em utilizar este framework em relação a frameworks que possuem uma interface de Objective-C. Depois de lermos este capítulo e testando os exemplos por nós mesmos, vamos nos sentir muito mais confiantes com a estrutura do Catálogo de Endereços.
Demonstra como podemos determinar a disponibilidade do front-e back-end das câmaras de um dispositivo iOS. Algumas das receitas neste capítulo são específicos para o iOS 4, sendo as restantes utilizáveis no iOS 3 e iOS 4. Vamos também aprender como aceder à Biblioteca de fotografias utilizando a estrutura da Biblioteca que está disponível no iOS 4. No final do capítulo, vamos aprender a editar de vídeos directamente num dispositivo iOS.
Explica com o auxílio de vários exemplos, como criar aplicações multitarefa, no iOS 4. Explica também o que é o processamento em segundo plano.
Descreve como manter uma storage persistente para Apps de dados tirando partido do Core Data.
Este capítulo aborda o Event Kit e o seu framework, que vem disponível no iOS 4 e posteriores versões, de forma a podermos fazer a gestão de eventos e calendários num dispositivo iOS. Iremos também aprender como criar, modificar ou apagar eventos, através de exemplos práticos muito simples, que por exemplo nos ensinam a criar calendários CalDAV.
Este capítulo faz a apresentação do Core Graphics framework, onde aprendemos a desenhar imagens e texto num contexto gráfico e gravá-los como uma imagem.
Este capítulo explica como utilizer o Core Motion framework, que é uma das novidades do iOS versão 4. Com este framework podemos interagir com o acelerómetro e giroscópio que existem nos dispositivos iOS.
Vandad Nahavandipoor é um programador experiente em Cocoa, Cocoa Touch,Assembly, Delphi, e .NET. É colaborador de uma empresa que desenvolve aplicações bancárias em Londres.
iOS 4 Programming Cookbook
Autor: Vandad Nahavandipoor
Editora: O'Reilly
Data: Fevereiro 2011
Págs.: 640
ISBN:978-1-4493-8822-5