Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A sugestão de leitura desta semana, o livro Introdução à programação em Mathematica do Istituto Superior Técnico, ajuda-nos a aprender a programar numa das mais poderosas linguagens de programação científicas, a Mathematica.
O livro Introdução à programação em Mathematica da IST Press faz uma introdução à utilização do ambiente de programação e da linguagem Mathematica, possibilitando que aqueles que nunca tenham tido contacto com esta plataforma, facilitando a vida aos que pretendem começar a programar em Mathematica, iniciarem-se, sem consultar outros manuais, pois vem repleto de tutoriais e exemplos práticos, onde aos poucos vamos dominando a linguagem e os seus conceitos estruturais.
Cobrindo as diversas áreas de aplicação nas Ciências e Engenharias, esta é a obra ideal para quem precisa de aprender a programar em Mathematica, mas não sabe sequer por onde começar.
A publicação deste livro resulta da decisão, em 1996, de introduzir o sistema Mathematica como primeira linguagem de Programação e serve de texto principal de apoio às disciplinas introdutórias à prática de programação do primeiro ano dos seguintes cursos de licenciatura: Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica, Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas e Georrecursos.
O Mathematica é um software para computador, que foi desenvolvido por Stephen Wolfram e assenta na matemática para permitir o desenvolvimento de aplicações diversas. Corre em várias plataformas, como Windows, Linux, Mac OS X ou Solaris e trata-se de um programa muito poderoso e que é utilizado nas mais variadas áreas da engenharia e ciências, contendo várias bibliotecas que podem ser utilizadas para os mais variados fins dentro das ciências exatas. Nas suas versões mais atuais, o Mathematica consegue interagir com software desenvolvido noutras linguagens, como por exemplo o Java, ou o C++, ou aceder a periféricos, permitindo-lhe enviar e receber dados de hardware externo, como sensores, sondas etc.
A Editora do Instituto Superior Técnico, a IST - Press, nasceu numa das mais prestigiadas Universidades do País, que edita os seus próprios livros, como forma de apoiar os seus alunos no estudo das matérias curriculares. Os seus livros são na maioria das vezes escritos pelos Docentes da Universidade, o que lhes confere um grande rigor cientifico e pedagógico.
Os autores deste livro são docentes da Secção de Ciência da Computação do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, possuindo uma larga experiência acumulada ao longo de vários anos do ensino da disciplina de Programação a diversos cursos de licenciatura desta Universidade. Têm desenvolvido as suas actividades pedagógicas e científicas nas diversas áreas da Ciência da Computação, em particular, nos fundamentos algébricos, categoriais e lógicos da especificação composicional de sistemas.
José Carmo é Professor Associado, com Agregação; Amilcar Sernadas é professor Catedrático; Cristina Sernadas é Professora Catedrática; F. Miguel Dionísio é professor Auxiliar e Carlos Caleiro é Assistente.
1 - PRIMEIROS PASSOS
1.1 Como começar?
1.2 Informações Genéricas
1.3 Uma Pequena Sessão
1.4 Impressão e Gravação
2 CÁLCULO E VISUALIZAÇÃO GRÁFICA
2.1 Cálculo Numérico
2.2 Cálculo Simbólico
2.3 Geração de Gráficos
2.4 Limites
2.5 Somatórios e Séries
2.6 Desenvolvimento em Série
2.7 Funções e Expressões
2.8 Derivação
2.9 Primitivação e Integração
2.10 Resolução de Equações
2.11 Cálculo Vectorial
2.12 Cálculo Matricial
2.13 estatística
2.14 Química
3 PROGRAMAÇÃO EM MATHEMATICA - PRELIMINARES
3.1 Expressões
3.2 Tipos em Mathematica
3.3 Atribuição Imediata
3.4 Composição Sequencial
3.5 Escrita de Resultados
3.6 Listas
4 DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES POR ABSTRACÇÃO FUNCIONAL
4.1 Definição de Funções por Expressões
4.2 Sequenciação na Definição de Funções
5 PROGRAMAÇÃO RECURSIVA, IMPERATIVA E FUNCIONAL
5.1 Programação Recursiva
5.2 Programação Imperativa
5.3 Programação Funcional
5.4 Comparação e Combinação dos Paradigmas
6 EXEMPLOS COMPLEMENTARES DE PROGRAMAÇÃO
6.1 Precisão Numérica
6.2 Ordenação
6.3 Grafos
7 REESCRITA, EXPRESSÕES E FUNÇÕES
7.1 O Mathematica com Sistema de Reescrita
7.2 Atribuição Imediata versus Diferida
7.3 Regras de Reescrita Locais
7.4 Expressões como Listas
8 EMULAÇÃO DA MÁQUINA URM E FICHEIROS
8.1 Ficheiros
8.2 Emulação da Máquina URM
9 PROGRAMAÇÃO POR CAMADAS, TIPOS E PACOTES
9.1 Motivação e Descrição
9.2 Tipos de Dados Abstractos em Mathematica
9.3 Definição de Camadas como Pacotes
9.4 Programação por Camadas: Torres de Hanói
10 APLICAÇÕES
10.1 Simulação Digital, Discreta e Estocástica
10.2 Travessia em Grafos e Reutilização de Tipos
10.3 Demonstração Automática
A QUADROS DE EMULAÇÃO
A.1 Emulação da Invocação de Uma Função
A.2 Emulação de Ciclos
B REESCRITA DE UM If POR REGRAS GLOBAIS E LOCAIS
Livro Introdução à programação em Mathematica
Tamanho: 235 X 170 mm
Págs.: 506
ISBN: 978-972-8469-06-1
ANO: 2004 2ª Edição
PVP: € 25,24 ( 6% IVA incluído)
Ensino da Ciência e da Tecnologia - n.º 7