Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Os visitantes de sites como o Daily Telegraph, um conhecido periódico Britânico, ou mesmo o da Vodafone, deram ontem com os sites pirateados, pois foram alvos de ataques durante a noite de Domingo.
Os hackers que atacaram os sites são de origem Turca. Não são conhecidos grandes pormenores sobre estes cyber-ataques, embora seja dado como garantido que os piratas informáticos não terão tido acesso a informação crítica sobre clientes das empresas atacadas.
O grupo de hackers Turco, apelidado de “Turkguvenligi” terá utilizado uma técnica de ataque por DNS, que “engana” os pedidos de tradução de endereços canónicos por endereços IP, redireccionando os visitantes para falsos Websites, que nada têm a ver com os sites que os visitantes pretendiam aceder.
Para realizar este ataque os hackers visaram sobretudo os servidores que contém os registos das bases de dados DNS, que são propriedade das empresas NetNames e Ascio, pertencentes ao Grupo empresarial NBT. Para aceder ao sistema os hackers utilizaram técnicas de SQL injection.
Da lista de sites “desviados” constam portais como o Telegraph.co.uk, Theregister.co.uk, Acer.com, UPS.com ou o Nationalgeographic.com.