Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Esta nova solução da SatCab permite efectuar transmissões de vídeo em tempo real via rede 4G, abrindo as portas para um grande leque de novas aplicações que até agora só eram possíveis através de dispendiosos sistemas via satélite.
A SatCab já está a realizar os primeiros testes em Portugal com um sistema de transmissão de vídeo (ou broadcast contribution) que tira partido da tecnologia LTE da rede 4G. Este sistema utiliza um modem 4G que foi disponibilizado por um operador português de telecomunicações. A SatCab realizou variados testes, os quais ocorreram na região de Lisboa através de um sistema móvel de contribuição digital IBIS DMNG (Digital Mobile NewsGathering), via rede 4G.
Bastando ligar os modems à unidade móvel de transmissão de vídeo, os testes demonstraram as potencialidades do sistema, assim como a sua flexibilidade, em áreas com cobertura LTE, foram obtidas velocidades de uplink da ordem dos 6Mbps, com apenas um modem 4G, o que até agora era difícil de obter elevadas velocidades de transmissão de vídeo mesmo utilizando sistemas equipados com conjuntos de quatro ou mais modems 3G.
A SatCab utilizou nestes testes o seu novo equipamento da marca AVIWest,que representa no nosso país, e para tal criou o primeiro video uplink de pequeno formato do mundo capaz de suportar a transmissão de vídeo em tempo real sem fios, utilizando apenas modems convencionais para redes móveis.
Este sistema foi desenvolvido a pensar na utilização de canais de televisão locais, nacionais, internacionais, operadores de serviços de vídeo ou agências noticiosas, sendo considerado como um sistema revolucionário pois permite produzir conteúdos de vídeo a partir de locais remotos de forma muito mais flexível e económica do que com uplinks via satélite.
Este inovador sistema é constituído por dois módulos, o IBIS DMNG (transmissor de vídeo móvel) e o IBIS Studio (recetor de vídeo e plataforma de descodificação). Juntos disponibilizam aos jornalistas ou operadores de câmara no terreno a capacidade de transmitir vídeo de alta qualidade e em tempo real para a sua estação de televisão.
O módulo transmissor de vídeo móvel foi desenhado com todas as interfaces necessárias para que possa ser usado em conjunto com câmaras de vídeo profissionais, mas também com câmaras de consumo, sendo que este sistema é vendido com uma mala que o protege contra choques, pó e chuva durante a utilização e/ou transporte, além de servir igualmente para ligação e fixação lateral dos modems 4G.