Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
O Sistema de cobrança de portagens da Ascendi foi reconhecido como um dos dez melhores Projectos Tecnológicos em Portugal de acordo com o IDC CIO Awards 2011, empresa especialista na área de "market intelligence" para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo.
O projecto da Ascendi de desenvolvimento e implementação de um sistema de cobrança de portagens exclusivamente electrónico (Multi Lane Free Flow) foi premiado nos IDC CIO Awards 2011 - Os Melhores Projectos Tecnológicos em Portugal, evento que decorreu em Lisboa no passado dia 12 de Abril.
Criados pela IDC, estes prémios têm como objectivo distinguir em Portugal os melhores projectos de inovação com grande impacto nas organizações e empresas, suportados por tecnologias de informação. Ao todo foram contempladas 10 projectos, entre as quais o da Ascendi, empresa operadora de auto-estradas.
“O sistema de cobrança de portagens MLFF, funciona com base em tecnologias rádio e reconhecimento automático de caracteres. A cobrança de portagens é efectuada sem qualquer impacto na circulação do tráfego na via evitando congestionamentos e paragens do tráfego. O sistema permite a cobrança através de vários canais (clientes Via Verde, clientes CTT e outros)”, sublinhou Pedro Pinto, Director de Sistemas de Informação e de Portagens durante a entrega do prémio que decorreu no final da Conferência CIO Summit 2011.
Os projectos distinguidos vão da bilhética à internacionalização, passando por nova geração de serviços digitais e simplificação de processos na administração. Os 10 Premiados foram seleccionados por um júri de personalidades prestigiadas na área das tecnologias de informação, designadamente Fernando Bação (Professor ISEGI-UNL), Jaime Quesado (Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade), José Dias Coelho (Professor UNL e Presidente APDSI), José Tribolet (Professor IST e Presidente INESC), Luís Magalhães (Presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento) e Pedro Veiga (Professor FC-UL e Presidente FCCN).
Os 10 projectos premiados: