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A Indra recebeu o prémio para a melhor solução do mercado de transporte e tráfego nos Beacon Awards, os prestigiados galardões atribuídos pela multinacional norte-americana IBM.
A Plataforma DaVinci, desenvolvida pela Indra e propriedade intelectual da Adif, consolida-se como a solução internacional de referência para a gestão e controlo do tráfego ferroviário. A entrega destes prestigiados prémios aconteceu a semana passada, em Orlando, no âmbito da Conferência Mundial de Partners da multinacional norte-americana
O sistema DaVinci gere a rede de alta velocidade espanhola, está implementado no Reino Unido e Colômbia, e o ano passado foi escolhida por Marrocos e Lituânia para a gestão das suas redes ferroviárias.
O sistema DaVinci permite a total integração de todos os elementos de controlo e exploração de uma rede ferroviária, a gestão integrada de várias linhas férreas e facilita a automatização da exploração da rede. A sua flexibilidade, prestações e avançado nível tecnológico converteram-no na solução mais avançada do mercado. No seu núcleo conta com tecnologia IBM, entre outras.
Os prémios Beacon da IBM existem há mais de 10 anos e têm como objectivo reconhecer os parceiros da multinacional em todo o mundo pelo seu engenho, inovação, satisfação de clientes, assim como feitos extraordinários no que diz respeito a proporcionar soluções de negócio aos seus clientes, baseados em tecnologia IBM. As nomeações feitas são avaliadas por um júri composto por jornalistas especializados, analistas e executivos da IBM que decidem os vencedores e finalistas em mais de 40 categorias.
O sistema DaVinci, que gere a rede de alta velocidade em Espanha, foi desenvolvido pela Indra em colaboração com a Adif. O sistema Da Vinci é fruto de um forte investimento em Investigação e Desenvolvimento e do trabalho de 150 pessoas durante quatro anos. Além disso, o sistema encontra-se em constante evolução para se adaptar às novas exigências e à necessidade de melhorias.
O sistema Da Vinci demonstrou a sua capacidade e versatilidade ao permitir gerir não só a rede de alta velocidade espanhola mas também outras redes com diferentes características como o metro de Medellín, no qual controla o tráfego e os sistemas associados a esta rede de metro desde 2005; e ainda o metro de Londres (Metronet).