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Indra vai desenvolver e implementar um Sistema de Apoio à Decisão Operacional para a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). O contrato representa um investimento de 450 mil euros e tem entrada em funcionamento prevista para o primeiro trimestre de 2011. Contrato assinado consiste no desenvolvimento pela Indra de um Sistema de Apoio à Decisão Operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil. A nova plataforma tecnológica assegurará uma resposta mais ágil e eficaz na integração com as infra-estruturas de comunicações de dados da Rede Nacional de Segurança do MAI (RNSI).
A solução a implementar pela Indra trata-se de um sistema de Informação de suporte à actividade da ANPC, que responda integralmente aos seus objectivos enquanto entidade de protecção civil, de modo a cumprir a sua missão de avaliar situações de risco, a prevenção de emergências e a operação activa e pró activa de situações de socorro. É uma nova Plataforma Tecnológica assente nas últimas tecnologias de mercado que assegura uma resposta mais ágil e eficaz na evolução de requisitos e necessidades, garantindo um aumento da robustez e disponibilidade do serviço. Esta nova plataforma tecnológica está integrada com as infra-estruturas de comunicações de dados da Rede Nacional de Segurança do MAI (RNSI).
Com este sistema, é possível assegurar uma maior integração da Informação, possibilitando uma melhor e mais ágil troca de informação com os Agentes de Protecção Civil, como o Centro de Atendimento do 112, PSP, GNR, e outros, viabilizando uma maior rapidez, eficiência e capacidade de intervenção da ANPC na gestão das ocorrências. Outro dos benefícios é a melhoria na tomada de decisões, dado que permite tomar decisões mais rápidas e com base em melhor informação, aumentando a eficácia do planeamento, coordenação e execução das diversas actividades e gestão de meios de protecção e socorro.
A plataforma também permitirá uma melhoria dos níveis de serviço: o novo sistema irá assegurar uma maior fiabilidade e disponibilidade dos serviços prestados, garantindo que o sistema se encontra permanentemente operacional; Por fim, destaque para o acesso a informação estatística, concentrando numa única plataforma os dados operacionais da ANPC. O sistema irá sistematizar a recolha de informação e permitir a análise de diversa informação estatística e o seu fornecimento a entidades externas.
Esta solução, incorpora, entre outros, um subsistema Integrado de Gestão de Meios (SIGM) que inclui a catalogação de meios e recursos utilizados no sistema SADO, a gestão operacional de todos os meios, a gestão das entidades envolvidas, a gestão dos contratos inerentes aos meios aéreos, a gestão de stocks de combustíveis e outros recursos utilizados, e a gestão das necessidades de re-equipamento dos Corpos de Bombeiros (CB’s)
Este contrato reforça a posição da Indra como líder na implementação de Centros de Segurança e Emergência para as forças de segurança, área na qual acumula uma vasta experiencia, com importantes referências em Espanha, como o SIGME da Unidade Militar de Emergências, o CISEM da Câmara Municipal de Madrid e o SIGE da Protecção Civil, entre outros. Graças a estes e a outros projectos, mais de 40 milhões de cidadãos estão protegidos com os sistemas de gestão de emergência da Indra.