Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A Millenniata, uma Startup que desenvolve soluções tecnológicas, ainda acredita no futuro dos discos ópticos e conjuntamente com a LG e a Hitachi, criou um disco óptico de pedra, que de acordo com este consorcio, durará para sempre.
Este novo tipo de disco óptico, semelhante aos comuns CDs e DVDs, compatível com qualquer leitor/gravador de discos comuns, consegue armazenar qualquer tido de dados, quer sejam fotos, musica ou filmes, etc. que duraram uma “eternidade”, face ás características dos compostos utilizados no seu fabrico.
Mesmo sujeito às condições mais extremas, como o derrame de líquidos a ferver ou super-gelados, como o nitrogénio, este disco irá manter todas as suas propriedades físicas e consequentemente os dados nele registados.
O M-DISC, desenvolvido pela Millenniata, é constituído por diversas camadas de material, em que um laser especial grava uma espécie de “ranhuras” permanentes numa camada de material rochoso, utilizando altas temperaturas e despendendo de cinco vezes mais energia do que no processo de gravação de um disco óptico comum.
Devido às propriedades físicas desta camada de rocha, os dados aqui gravados irão durar milhares de anos, sendo que já estão clientes interessados como o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e alguns organismos governamentais.
Embora qualquer leitor de DVDs ou CD possa ler sem dificuldades estes discos, apenas a Millenniata pode gravar informação neles, devido à máquina especial que é necessária para o processo.