O burburinho em torno da nova rede social da Google, o Google+ (Google plus) é cada vez maior. Embora todos queiramos aderir ao serviço, o mesmo ainda só funciona por convite. Ao que parece, o CEO do Facebook já foi convidado…
Terá sido uma “partida” da Google ao convidar o criador da maior rede social do mundo, o Facebook, para aderir ao Google+, ou um gesto de “fairplay”? Seja como for, o que é certo é que Mark aceitou o convite e já criou o seu perfil, até porque o programador que desenvolveu o Facebook não iria perder por nada a oportunidade de antever as novidades da nova rede social rival, para não se deixar ultrapassar.
Contudo, ao contrário da sua foto do seu perfil no Facebook, no Google+ Mark não está tão sorridente, serão alguns “tiques” de inveja pelas funcionalidades que encontrou? Ou começa a ver o fim do seu reinado?
Concordo plenamente, apesar do facebook esta inserido em todos os lugares se tornando um fenómeno como o twitter acho que a google é uma empresa que sempre foi inovadora trazendo sempre novidades com aplicativos muito criativos.
A verdade é que o próprio no hall da google certamente vai trazer muita gente para testar a nova rede social, misturado com este mistério todo vai aumentando a expectativa de todos.
Eu vou esperar para ver, no entanto parece-me que isto vai mudar muito nas redes sociais.
Já há uns tempos tinha escrito aqui que mais dia menos o Facebook podia ter alguns problemas, pois as redes sociais é como a moda: o que hoje é moda, amanhã já está ultrapassado e daqui a uns tempos volta a estar na moda.
Na minha humilde opinião parece-me que as pessoas vão aderir ao Google Plus para experimentar e ver o que aparece por lá e, caso a Google tenha boas surpresas, é bem possível que o Facebook passe por dificuldades. Mas é neste ponto é que tudo vai ficar bom.
Por um lado, todas as críticas construtivas que até então eram desconsideradas pelo Facebook, vão começar a ser pensadas e realizadas, de forma a que não percam os seus utilizadores. Por outro lado não me parece que a Google ponha os pés pelas mãos no Plus, até porque não me parece que o Buzz tenha sido assim um grande floop. Pareceu-me sim que foi uma versão 0.1 do que aí vêm. Uma espécie de "pensar fora da caixa", para habituar os utilizadores a algo diferente e também para perceber até onde podem ir.
Desde do tempo do IRC (que também considero como uma rede social), que as redes sociais estão a mudar constantemente e os utilizadores estão sempre a deixar para trás aquela que não inova. E o Facebook não tem apresentado grandes inovações. Tirando algumas alterações visuais, está tudo muito igual. Por isso é que digo que se o Facebook não quer ficar a perder, vai ter que mudar muito. Basta pensar no caso do HI5, não se reestruturou na altura em que surgiu o Facebook tendo alterado apenas esteticamente e incluído algumas funcionalidades visuais, e agora já ninguém utiliza o HI5 e quem ainda tem conta, já quase não passa por lá para ver o que se passa.
Apesar de me inclinar para o Google ganhar esta batalha inicial (até por ser uma rede nova), tenho a certeza que o Facebook (no estado em que está) terá que "responder" para poder continuar na luta.
Acho que já chega este testamento para passar a minha opinião
gilsonpina Escreveu:
Atenção que a Google não é a Microsoft, tudo que a google faz é muito criativo e apelativo
depende! já tem lançado grandes flops, como o Buzz por exemplo
Atenção que a Google não é a Microsoft, tudo que a google faz é muito criativo e apelativo
Certeza que ele esta tirando ideias para o facebook
hum .. não vou comentar antes de ver os seus "trunfos" .. e sendo da google e com a pub que já existe até agora .. preferível não arriscar em previsões.
Estão a angariar ppl da mesma forma que o Face o fazia nos seus princípios