Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A Google acaba de apresentar um novo serviço inovador, o Google Instant, que parte de uma ideia muito simples, mas contudo brilhante: à medida em que os utilizadores do mais popular motor de busca do mundo vão digitando os assuntos que pretendem pesquisar, o Google vai sugerindo resultados, de forma dinâmica.
De acordo com a empresa de Mountain View, a ideia já teria sido pensada 1999 por Amit Patel e em 2003 por Nikhil Bhatla, mas sem sucesso. O conceito do “search-as-you-type” falhou redondamente porque ninguém pretende obter resultados por exemplo para quando escrevem: “capacetes b” para resultados “capacetes bicicleta”. O conceito certo é o “before-you-type” ou seja, prever qual será a palavra que o utilizador irá começar a escrever e apresentar logo resultados, tornando o serviço muito rápido.
Algumas funcionalidades chave do Google Instant:
Para implementar o Google Instant, a Google teve de implementar uma série de novas tecnologias, incluindo novos sistemas de “caching” e de renderização JavaScript, para ajudar os Browsers a acompanhar os restantes sistemas.
A Google estima poupar muito tempo aos seus utilizadores enquanto utilizam o seu motor de busca. Segundo números adiantados pela empresa, a cada segundo, 11 horas serão poupadas. O Google Instant irá chegar a Portugal nas próximas semanas, estando disponível para Chrome, Firefox, Safari e IE8.