Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Este novo centro vai ter capacidade para formar tripulações de qualquer companhia aérea do mundo, sendo que as instalações arrancarão com um primeiro simulador do Airbus 320 e serão posteriormente ampliadas.
A Indra foi a empresa tecnológica escolhida para implementar um Centro Internacional de Formação Aeronáutica nos arredores do aeroporto El Prat, em Barcelona. Este novo centro irá possuir os simuladores de voo mais avançados do mercado, pois o elevado desenvolvimento tecnológico dos sistemas possibilita dar formação aos pilotos das principais linhas aéreas de todo o mundo e complementará o processo de aprendizagem dos novos pilotos.
O contrato foi assinado no dia 26 de Janeiro, pelo presidente da Indra, Javier Monzón e o presidente do Governo da Catalunha Artur Mas, no Palau de la Generalitat, em Barcelona.
A localização foi escolhida por ser próxima do aeroporto, sendo mais favorável para os pilotos de todo o mundo, pois permite realizar horas de treino durante as suas escalas ou durante as transferências para outros destinos. Este centro também apoiará a atividade das academias de formação do piloto (FTO), que passarão a poder utilizá-lo para formar os seus alunos.
As instalações serão equipadas com os simuladores mais avançados que existem no mercado (Nível D), desenvolvidos pela Indra. Esta qualificação atribuída pela Agência Estatal de Segurança Aérea (AESA) depois de avaliar os sistemas, de acordo com a normativa internacional, certifica que o sistema de treino replica com a máxima fidelidade o comportamento da aeronave real. A certificação de nível D garante o reconhecimento de cada hora de voo no simulador como uma hora de voo num avião real.
Para o arranque deste projeto está contemplado um simulador do Airbus 320, uma das aeronaves com mais êxito comercial, amplamente utilizada pelas linhas aéreas de todo o mundo, passando a ser possível treinar situações de emergência impossíveis de reproduzir numa aeronave real, como o voo em condições meteorológicas adversas, tanto de noite como de dia, falhas no sistemas das aeronaves e aterragens de emergência, entre outros.