Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Processadores com 16 núcleos? Isso é para “meninos”! Um grupo de Investigadores da Universidade de Glasgow, desenvolveu um novo processador que contem nada mais nada menos que 1000 cores!
O chefe da equipa de Investigadores, o Dr. Wim Vanderbauwhede da Universidade de Glasgow, na Escócia, em conjunto com cientistas da Universidade de Massachusetts Lowell, garante mesmo que a partir de agora já nada será igual. Estes chips são mais poderosos, enquanto que consomem muito menos energia que um processador comum.
Os Investigadores usaram a tecnologia FPGA (Field Programmable Gate Array), que são chips “pré-fabricados” que incorporam milhões de portas (gates) lógicas no seu interior. Depois por intermédio de programação (VHDL por exemplo) estas portas são combinadas por forma a criar chips inteligentes, capazes de gerar processamento.
Desta forma os cientistas forma capazes de criar 1000 núcleos (cores) dentro destes chips, sendo que cada núcleo trabalha com as suas próprias funções.