Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Testámos a novíssima impressora jacto de tinta da HP, a Officejet Pro 8000 Enterprise. Com impressão em duplex, placa de rede e bandeja para 250 folhas, é uma solução bastante económica a ter em conta.
A HP baptizou esta HP Officejet Pro 8000 de “Enterprise” e ao olharmos para o seu preço (inferior a 200 Euros), não chegaríamos a esta conclusão, que facilmente se percebe pelas suas funcionalidades mais avançadas, como por exemplo a impressão dupla face, que só está ao alcance de alguns equipamentos de topo.
Nos dias que correm, em tempos de crise, o preço é que manda e na altura de renovar os equipamentos do escritório os gestores optam pelo mais barato, descurando por vezes aquelas funcionalidades que fazem toda a diferença num ambiente empresarial, como é a impressão nos dois lados de uma folha, assim como a possibilidade da ligação por rede, que permite partilhar esta impressora por vários computadores do escritório, sem que seja necessário manter um computador a que esta esteja ligada, sempre em funcionamento. Se necessita de adquirir uma impressora laser com estas características mas o orçamento não chega para tais “voos”, a HP Officejet Pro 8000 Enterprise é a solução ideal. O diferencial custo/benefício é brutal neste equipamento, pois utiliza os normais tinteiros independentes, ou seja, cada uma das cores primárias em separado, faz duplex, possui interface RJ45 e custos por cópia muito baixos, tudo isto numa impressora muito simples de manusear e configurar.
E é este o mercado que a HP almeja com este equipamento de impressão. Os pequenos escritórios ou ambientes domésticos em que uma simples impressora não chega, mas que não há orçamento para equipamentos mais sofisticados e caros, em que por vezes não são utilizados 10% das suas potencialidades. Mas não se fique a pensar que se trata de uma impressora onde o preço teve implicações na qualidade. Testámos vários tipos de papel fotográfico e os resultados são muito impressionantes, mesmo em tipos de papel Gloss, não se fica atrás da concorrência mais adstrita ao segmento fotográfico, embora não seja esta a função para qual a HP Officejet Pro 8000 Enterprise foi desenhada.
A sua bandeja possui uma capacidade bem generosa, onde conseguimos manter meia resma de papel de uma só vez (250 folhas) e até mesmo 25 envelopes em simultâneo. O módulo duplex vem incluído, sendo posteriormente acoplado na parte traseira do equipamento e na impressão de manchas maiores, não borra a impressão, o que por vezes acontece nestes modelos onde a velocidade não deixa secar convenientemente a tinta, e depois as engrenagens e roldanas da impressora roçam a tinta e sujam a mancha impressa.
O design é sóbrio e elegante onde predomina o branco na zona superior, com uma parte a preto que rodeia toda a parte de operação da impressora onde se encontram os botões e um pequeno visor LCD monocromático, talvez um dos aspectos mais “pobres” do equipamento, mas que é mais do que suficiente para as funções necessárias, como de configuração, resolução de problemas e alinhamento das cabeças e até mesmo para indicação dos níveis de tinta dos tinteiros, sem que tenhamos de ir ao PC verificar via software. Já que falámos em software, este é simples e intuitivo, onde a HP demonstra todos os anos que possui de experiencia nesta matéria, e onde o simples ajuda a dar lugar ao funcional.
Nos nossos testes de impressão notámos que no modo mais económico a qualidade é soberba! Contudo isto tem um custo, ou seja, talvez os engenheiros da HP pudessem fechar mais a torneira dos tinteiros no modo económico, pois para rascunho, a qualidade é mais do que a necessária. Em modo de qualidade máxima a velocidade ressente-se um pouco, mas os resultados finais compensam, uma impressão sem máculas. A primeira página sai em menos de 15 segundos, isto num modo de texto com algumas pequenas imagens e em qualidade normal, sendo que para 10 páginas não chega a ultrapassar o minuto e 20 segundos. Em modo fotográfico os valores disparam, mas quem imprime fotos neste tipo de equipamentos não espera certamente velocidades vertiginosas.
Em conclusão, trata-se de uma solução excelente para quem procura uma impressora com funcionalidades empresariais, fácil de manusear e configurar, com baixos custos de impressão e a qualidade a que a HP nos habituou nas suas impressoras. A melhorar talvez o LCD monocromático que já podia ter dado lugar a um visor a cores, mas de qualquer das formas, e tal como já afirmámos anteriormente, este não é um aspecto que interfira no bom desempenho da HP Officejet Pro 8000 Enterprise.