Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A RIKEN e a Fujitsu subirão ao pódio na lista TOP500, obtendo o primeiro lugar, anunciado durante a realização da 26ª Conferência Internacional de Supercomputação - ISC’11 - que tem lugar na cidade Alemã de Hamburgo.
Com um poder de comutação na ordem dos 8.162 petaflops, o "K computer" alcança o melhor desempenho do mundo passando a liderar a lista TOP500.
Embora ainda esteja em fase de configuração, o K computer tem cerca de 672 racks equipados, com um total de 68.544 processadores. Mesmo em desenvolvimento. O K atingiu o melhor desempenho a nível mundial no benchmark LINPACK, com 8.162 petaflops (milhares de biliões de operações de virgula flutuante por segundo), subindo à liderança da lista TOP500. Mas não é só na performance que o Fusitsu K marca a diferença, pois atinge também uma taxa de eficiência de computação de 93.0%, sendo esta a primeira vez desde Junho de 2004 que um supercomputador nipónico lidera a lista TOP500, tendo o último líder japonês sido o “Earth Simulator”.
Numa parceria entre a Fujitsu e a RIKEN, o desenvolvimento do K computer faz parte da iniciativa High-Performance Computing Infrastructure (HPCI) que é promovida pelo Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). O “K” tem origem na letra Kanji japonesa “Kei”, que significa dez petas ou 10 elevado à 16ª potência.