Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Jovens do Freixieiro criaram torneira inteligente com “cérebro” desenvolvido pela multinacional Siemens.
E se uma única torneira permitisse lavar, desinfetar e secar as mãos? Este é o projeto vencedor da competição nacional “A Empresa” da Junior Achievement Portugal. A concretização desta ideia, pensada e desenvolvida por um conjunto de sete alunos da ATEC do Freixieiro, com idades entre os 16 e os 20 anos, recebeu um importante contributo tecnológico da Siemens, para o desenvolvimento do “cérebro” desta torneira inteligente: um autómato que permite controlar os sensores e actuadores que constituem este processo e que conferem ao produto uma fiabilidade de alto nível.
Totalmente automática e inovadora, a torneira inteligente AquaVera funciona por ciclos, permitindo uma maior eficiência energética e elevada qualidade do processo de lavagem das mãos ao mesmo tempo que evita o desperdício da água, sabonete líquido e desinfetante. Um dos próximos passos de desenvolvimento deste produto será a gestão integrada de um sistema de torneiras onde se pretende monitorizar consumos, analisar remotamente os níveis de sabonete e desinfetante e visualizar o estado de cada torneira e intervir em situações de alguma avaria ou anomalia.
Após a conquista do primeiro lugar nesta competição promovida pela Junior Achievement Portugal, entidade que procura promover o empreendedorismo entre os jovens, os colaboradores da ICTUS AE, empresa criada e gerida por um grupo de formandos da delegação da ATEC no Freixieiro vão para a Roménia nos próximos dias 19 a 21 de julho para representar Portugal na competição europeia Young Enterprise, que vai realizar-se em Bucareste.