Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Os serviços de Cardiologia do Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, em Cabo Verde, estão a partir de hoje ligados ao Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar de Coimbra, através da Solução de Teleconsulta Medigraf da PT Inovação.
O protocolo que foi hoje assinado entre o Presidente do Conselho de Administração da CVTelecom, Humberto Bettencourt dos Santos, e o Director do Hospital Baptista de Sousa, Jorge Tienne Cardoso, consiste na oferta e disponibilização dos equipamentos, bem como toda a assistência técnica e ligação telefónica durante um ano e vem reforçar a aposta e o contributo tecnológico da CVTelecom na área da medicina.
A Solução de Teleconsulta Medigraf, que foi desenvolvida pela PT Inovação, é uma ferramenta integrada de comunicação e colaboração de suporte à realização de consultas médicas à distância, onde o trabalho colaborativo se conjuga com a videotelefonia bem como a partilha da informação clínica, de forma a permitir aos profissionais de saúde a colaboração em torno da obtenção do diagnóstico clínico, independentemente da distância que os separa. É esta tecnologia que vai ligar, a partir de hoje, os Serviços de Cardiologia do Hospital Baptista de Sousa, ao Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar de Coimbra.
Esta ligação vai tornar possível baixar os fluxos de pacientes cabo-verdianos deslocados para Portugal, na medida em que os especialistas cabo-verdianos e portugueses vão poder passar a analisar, em conjunto e à distância, o estado clínico dos pacientes e indicar o tratamento adequado.
De recordar que este é o segundo hospital de Cabo Verde a estar ligado ao Hospital Pediátrico de Coimbra, através da Telemedicina. Em 2009, a CVTelecom equipou o Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, com a mesma solução de Teleconsulta Medigraf, tendo sido evitadas cerca de 100 deslocações de pacientes para efeitos de diagnóstico.