Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Ο Corporate Challenge, uma competição universitária tem como base o desenho e desenvolvimento de carros com software industrial Siemens Solid Edge - software de desenho, desafia à construção de protótipos de carros de corrida de alta velocidade, mas ecológicos e movidos a electricidade.
As premissas deste evento são a inovação tecnológica ao serviço do design e da eficiência nos consumos energéticos no setor automóvel e do ambiente e dão o mote na competição internacional da Greenpower, apoiada pela Siemens, que fomentam há mais de dez anos a esta parte, a engenharia e a tecnologia para alunos em idades compreendidas entre os 9 e os 25 anos.
A edição deste ano do Corporate Challenge, que se realiza no mês de Outubro na cidade de Goodwood, disponibiliza uma oportunidade para as empresas se envolverem e competirem com as equipas escolares. Após a concepção e construção de um carro de corrida elétrico, em todos os níveis do projeto, estedesafio culmina num evento repleto de adrenalina e de espírito de equipa que vai testar as habilidades de condução das equipas mais juniores, das escolas primárias, e dos alunos mais velhos e equipas corporativas, numa corrida ecológica e de resistência ímpar, com a duração de 60 minutos.
À semelhança de edições anteriores a Siemens é parceira tecnológica desta competição que tem como critério mandatório o desenho/projeto dos carros com base no seu software industrial Solid Edge, um software de desenho 3D para criação e desenvolvimento de protótipos, sendo que neste desafio, construir um protótipo de carro de corrida de alta velocidade faz parte do plano curricular. O contacto antecipado dos alunos com a tecnologia que irão encontrar mais tarde nas empresas industriais traduz-se numa enorme vantagem competitiva para os estudantes, daí que a competição Greenpower funcione por isso como um complemento ao programa curricular.
Este tipo de software industrial é já utilizado por indústrias em diversos setores a nível mundial, como é exemplo a parceria da Siemens PLM com a equipa F1 da Infinity Red Bull Racing, que conquistou recentemente o quarto título consecutivo do mundial de construtores.
Nós também iremos estar representados! Portugal participa pela primeira vez na Competição Internacional Greenpower, através de uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) que respondeu positivamente ao desafio da Siemens para desenvolver um protótipo que competirá na prova, no nível “Corporate Challenge” e estão a desenvolver um protótipo monolugar, o mais leve possível, com uma estrutura de alumínio e uma carroçaria em material compósito. A equipa lusa pretende que esta possua uma boa aerodinâmica, resistente, e com todos os componentes a trabalhar de forma eficiente. O motor e as baterias elétricas são fornecidos pela organização do evento e a equipa terá por objetivo percorrer a máxima distância possível e chegar em primeiro lugar à meta, num estilo de corrida de endurance, que durará 60 minutos.