Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Investigadores suíços acabam de estabelecer um novo recorde de eficiência de 18.7% em painéis solares flexíveis, fabricados a partir da aplicação de películas finas de cobre flexível, em plástico maleável.
Os investigadores conseguiram um avanço notável neste tipo de tecnologia, uma vez que os painéis solares convencionais não são muito eficientes energeticamente, apenas conseguindo converter uma pequena percentagem da energia solar que recebem.
Esta melhora na eficiência é determinante para a rentabilidade da tecnologia, e como são mais finos e flexíveis, são significativamente mais baratos que os convencionais de silício. Ayodhya N. Tiwari, chefe da equipa de cientistas dos laboratórios suíços da Ciência dos Materiais e Tecnologia (EMPA), departamento de filmes fotovoltaicos, afirma que estamos quase a ultrapassar a barreira da rentabilidade face aos combustíveis fósseis, que irá permitir que a energia solar fotovoltaica se torne a nova energia predominante no futuro.