Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Foi durante a sua conferência para Developers, o WWDC, que a Apple revelou um novo SO, que introduz um novo e refinado design, Apps mais poderosas e um novo sistema de continuidade entre todos os gadgets da marca.
O novo OS X Yosemite, em homenagem ao parque natural com o mesmo nome, introduz várias novidades, das quais se destaca o novo visual do interface, no seguimento do que a Apple já tinha feito no iOS 7, onde o skeumorfismo (design que simula objectos reais) está cada vez mais “morto”, em detrimento de um design flat e mais limpo, com enfoque na simplicidade da tipografia.
Novo design que chega também ao notification centre, que possibilita a inclusão de relógios, meteorologia, entre outras novidades, à App Mail, Calendário, entre outras. Para além do design, foram também anunciadas novidades no que diz respeito ao spotlight, a ferramenta de pesquisa de ficheiros e outros objectos no SO. O iCloud ganha uma drive, o iCloud Drive, localizado dentro do explorador de ficheiros Finder, e cujo espaço de alojamento passa a ser mais barato, tendo a Apple baixado os preços. Outra aplicação nuclear que sofre um grande redesenho é o Safari, o browser da Apple. Mais simples ainda e reduzido apenas à barra de endereços, de forma a que os utilizadores se foquem nos conteúdos.
Outra grande novidade do evento foi o anúncio da inclusão das mensagens escritas das operadoras móveis para a aplicação iMessage do Mac, assim como a possibilidade de atender ou efectuar chamadas directamente do Mac OS X Yosemite.
Muitas outras novidades foram anunciadas e que daremos destaque aqui no site nos próximos dias, uma vez que o SO só estará disponível no próximo outono, juntamente com outras novidades. Adivinham-se novos eventos para o final do ano, onde serão anunciados novos Mac, com a disponibilização gratuita da versão final do Yosemite nessa altura. Para já só através do OS X Beta Program, que obriga a registo, é que os mais curiosos poderão obter uma beta do Sistema Operativo.