Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
O tão esperado dia chegou. Embora o tão aguardado iPhone 5 não tenha sido ainda revelado, Tim Cook substitui Steve Jobs na apresentação da Keynote e revela algumas novidades, das quais o iPhone 4s se destacou.
Desta vez a Keynote da Apple teve lugar na sede da Apple em Cupertino, e no lugar do “mítico” Steve Jobs surgiu Tim Cook, o novo CEO da Apple. Numa sala mais pequena que nos habituais eventos Apple, Tim mostrou que o seu estilo é mais “pragmático” do que o de Steve, e começou por enaltecer a expansão da marca Apple através das suas lojas icónicas, nomeadamente na Ásia onde a empresa da Maçã se tem expandido e onde a Apple parece apostar ainda mais nessa expansão num futuro próximo.
Depois disso Tim passou para o Sistema Operativo Lion, onde de acordo com os números de Cook, já foram cerca de 6 milhões os que realizaram o download do SO mais recente da Apple. Tim Cook também deu realce ao facto de os computadores Mac estarem a bater as vendas comparativamente aos PC’s, tendo atingido o número de 58 milhões de utilizadores recentemente, sendo que nos EUA um em cada quatro computadores vendidos é um Mac, algo impensável há alguns anos atrás.
No que diz respeito aos dispositivos iOS, os gadgets da Apple já atingiram o número astronómico de 250 milhões de unidades vendidas, o que corresponde a um share de 43% comparativamente aos vários ecossistemas de dispositivos móveis à venda actualmente.
Depois foi a vez do novo iPod nano e touch. O iPod touch vai receber novos modelos, em preto e em branco, e com preços a partir dos 199 euros, sendo que já vem com o novo iOS 5 e os serviços iCloud da Apple. No que diz respeito ao novo iPod nano, este está disponível a partir de hoje com preços a partir dos 139 euros, sendo a principal novidade a interface de utilizador redesenhada, dispondo de 16 novos relógios digitais, assim como de melhores funcionalidades para fitness já nativas.
No iOS 5, o Sistema Operativo para os gadgets Apple, este inclui mais de 200 novas funcionalidades, incluindo iMessage, Game Center, Notifications e Wi-Fi Syncing to iTunes. O iMessage traz a funcionalidade de messaging do iPhone para o iPod touch, permitindo trocar mensagens de texto via WiFi, fotos, vídeos e contactos com utilizadores ou grupos noutros dispositivos com o iOS. Conta também com as notificações, os recibos de leitura e indicação de escrita. O Game Center recebeu algumas melhorias que incluem a capacidade de adicionar fotos perfil de utilizador, comprar novos jogos dentro da aplicação Game Center, e até encontrar amigos e novos jogos de forma mais fácil e intuitiva.
O iPod touch é também compatível com o serviço iCloud, que é um conjunto de serviços gratuitos Cloud da Apple, que inclui o iTunes in the Cloud, o Photo Stream e os Documents in the Cloud, que permitem armazenar automaticamente via wireless os seus conteúdos no iCloud e fazer o push automático para os seus dispositivos.
O iPod nano terá um preço de 139 euros para o modelo de 8GB e de 159 euros para o modelo de 16GB, estando disponíveis em prateado, grafite, azul, verde, laranja e cor-de-rosa através da Apple Store (www.apple.com/pt), ou em revendedores autorizados Apple.
O iPod touch com iOS 5 e iCloud estará disponível a 12 de Outubro em preto e em branco a um preço de 199 euros para o modelo de 8GB, 299 euros para o modelo de 32GB e 399 euros para o modelo de 64GB através da Apple Store (www.apple.com/pt), ou nos revendedores autorizados Apple.
Era esperado o anúncio do novo iPhone 5, mas para já os fãs da marca terão de se contentar com uma versão melhorada do 4, o novo iPhone 4S, que inclui o processador Dual-Core A5, uma Câmara fotográfica redesenhada e gravação vídeo 1080p Full HD, para além do novo modo de assistência por voz, o Siri.
O iPhone 4S também virá com o iOS 5, sendo que a nova versão do SO mobile da Apple vai estar disponível como uma actualização de software gratuita para utilizadores do iPhone 4 e do iPhone 3GS.
O Siri é um assistente inteligente que nos ajuda a fazer as coisas apenas através de pergunta por voz. O Siri compreende o contexto, quando falamos de forma natural, quando lhe fazemos perguntas, como por exemplo, se perguntar “Vou precisar de um guarda-chuva este fim-de-semana?”, ele compreende que está à procura de uma previsão meteorológica. Este novo sistema inteligente de assistência vocal, o Siri também utiliza a informação pessoal a que pode aceder, como por exemplo, se lhe dizemos “Lembra-me de ligar à minha mãe quando chegar a casa”, e ele pode encontrar “Mãe” no seu Livro de Endereços, ou se lhe pergunta “Como está o trânsito por aqui?” e ele consegue verificar onde “aqui” é, baseando-se na sua localização atual. Para além disso o Siri ajuda-nos a fazer chamadas, enviar mensagens texto ou emails, agendar reuniões e inserir alertas, tomar notas, procurar na Internet, encontrar comércio local e obter direcções, entre outras fantásticas funcionalidades. Aqui parecemos que estamos a ver os filmes de ficção científica tal é o grau de inteligência e de funcionalidades que o Siri nos disponibiliza.
O iPhone 4S inclui uma câmara com novas ópticas mais avançadas, tendo sido adicionada uma nova lente às já existentes. Possui um sensor de 8 megapixéis com mais 60 por cento de pixéis com uma maior abertura f/2.4 e um avançado filtro híbrido IR que produz imagens mais nítidas e brilhantes. O processador de sinal de imagem desenhado pela Apple do chip A5 dual-core foi criado para um grande desempenho e, a trabalhar com as funcionalidades integradas no iOS 5, faz da câmara uma das mais rápidas de qualquer telefone sendo duas vezes mais rápida.
As novas funcionalidades do iOS 5 incluem a tão esperada integração com a rede social Twitter e iMessage, para que possa partilhar instantaneamente as suas fotos via Twitter directamente da aplicação Photos e enviar fotos via iMessage para indivíduos ou grupos. Desconhece-se se a mesma funcionalidade nos permitirá interagir com o Facebook.
Em termos estéticos o iPhone 4S mantém o mesmo design, vidro e aço inoxidável, mas foi completamente redesenhado por dentro, contando agora com o CPU dual-core A5 da Apple, que disponibiliza o dobro do poder de processamento e gráficos até sete vezes mais rápidos que o iPhone 4, e com a autonomia de bateria aumentada agora até 8 horas de conversação 3G.
Com um novo sistema de dupla antena do iPhone 4, o iPhone 4S é o primeiro telefone a mudar inteligentemente entre as duas antenas para enviar e receber, suportando agora o dobro da velocidade de download com o HSDPA até os 14.4 Mbps, em redes CDMA ou GSM.
O iPhone 4S está disponível em preto ou branco e estará à venda nos Estados Unidos a um preço recomendado de $199 (US) para o modelo 16GB, $299 (US) para o modelo de 32GB e $399 (US) para o novo modelo de 64GB model. O iPhone 4S vai estar disponível nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão e Reino Unido na Sexta-feira, a 14 de Outubro, sendo que os clientes podem fazer a pré-encomenda dos seus iPhone 4S a partir de Sexta-feira, 7 de Outubro. O iPhone 4 vai também estar disponível por apenas $99 (US) e o iPhone 3GS vai estar disponível de forma gratuita com um contrato de dois anos. O Siri vai estar disponível em versão beta no iPhone 4S em Inglês (localizado para os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália), Francês e Alemão. O software iOS 5 vai estar disponível a 12 de Outubro como uma atualização gratuita através do iTunes 10.5 para utilizadores iPhone, iPad e iPod touch.
O iPhone 4S vai estar disponível em mais 22 países no fim de Outubro, incluindo Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, México, Países Baixos, Noruega, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça, ficando o nosso país uma vez mais de fora.