Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
O iOS 8, anunciado pela Apple como a maior evolução de sempre do Sistema Operativo para os dispositivos móveis da Apple, foi ontem revelado no WWDC. Apps biométricas para monitorizar a saúde, inclusão de teclados de terceiros e uma nova linguagem de programação, o Swift, são algumas das novidades.
Ontem foi dia grande para os amantes da marca da maçã, a Apple. Para além do anúncio do novo Mac OS X Yosemite, com todas as suas novidades, a Apple de Tim Cook revelou ainda o novo iOS 8, que incluirá uma nova iCloud Photo Library, Apps para monitorizar a saúde, novo sistema de mensagens que permite o envio de voz, teclado preditivo, que adivinha o que queremos escrever numa mensagem, entre outras.
A Health app, que permite descarregar e visualizar dados biométricos sobre a saúde dos utilizadores, permite ainda obter informação de outros sensores de terceiros, ou de outras Apps, como a da Nike.
Outra das novidades introduzidas com o iOS 8 é o Family Sharing, que possibilita a partilha de músicas, compras, etc, com elementos da família, sem custos adicionais mas com um limite de até seis familiares. Inclui ainda a funcionalidade Ask to Buy, em que um filho pode por exemplo pedir autorização aos pais para descarregar uma App da loja de aplicações da Apple, a App Store.
Mas as novidades são muitas e não se ficam por aqui. O painel de notificações recebe agora widgets de terceiros, o Siri recebe novos idiomas, de onde se destaca o português do Brasil (não sabemos se o de Portugal ficou de fora) e permite ainda pesquisar músicas no Shazam directamente do Siri, sem a necessidade de ir à App própria.
Por fim a que foi talvez a maior novidade, e à qual daremos destaque nos próximos dias, foi o anúncio de uma nova linguagem de programação, o Swift, que de acordo com a Apple é muito mais rápida e poderosa do que o Objective-C, linguagem que até aqui era a bandeira da Apple. O Swift, em conjunto com o Metal, a nova API para gráficos 3D, permitirá tirar ainda mais partido dos recursos dos processadores dos gadgets da Apple, afirmaram os responsáveis.
O iOS 8 será libertado para todos os utilizadores a partir do Outono, contudo já foi anunciado que o iPhone 4 ficará de fora desta actualização. Do lado do iPad, a partir do iPad 2, e do iPod Touch quinta geração.