Política de Cookies TICNOLOGIA - Directiva Europeia - EU e-Privacy Directive

Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.

Visualizar toda a documentação sobre o e-Privacy Directive

Home Revisões Livros & eLearning Livro Professional Flash Mobile Development: Creating Android and iPhone Applications da Wrox


Livro Professional Flash Mobile Development - Creating Android and iPhone ApplicationsA sugestão de leitura de hoje vem da conhecida Editora Wrox. Pretende desenvolver aplicações para dispositivos móveis com Android ou iOS, o Flash com ActionScript pode ser a solução para si.

Esta é uma obra que pode-lhe ensinar tudo o que um programador de Flash necessita de saber para desenvolver aplicações nativas para Android ou iPhone, matando “dois coelhos” de uma só cajadada, como se diz em bom Português, pois dominando apenas uma ferramenta, neste caso o Flash com ActionScript 3.0, é possível programar aplicações para estas duas arquitecturas diferentes, o Android da Google e o iOS, o Sistema Operativo da Apple para os seus dispositivos móveis.

Livro Professional Flash Mobile Development - Creating Android and iPhone ApplicationsEste excelente livro da Wrox, uma Editora fundada em 1992, que publica livros em inglês para programadores informáticos, dentro da filosofia do “programador para programador”, e que é actualmente uma referência obrigatória nas estantes dos geeks, explica ao máximo detalhe, como desenvolver aplicações nativas (sem recorrer a emuladores) para iPhone e Android, utilizando uma das ferramentas mais populares dos Web-Developers, o Adobe Flash, com a sua linguagem o ActionScript, na sua versão 3.0. Repleto de exemplos práticos ilustrados e bem explanados, este autêntico guia demonstra como podemos desenvolver uma grande variedade de tipos de aplicações, tirando partido de serviços nativos destes gadgets, como o acelerómetro, galeria de fotos, GPS e outras API’s.

Os guias profissionais da Wrox, como é o caso deste livro, são escritos e planeados por programadores no activo, ou seja, eles sabem o que os leitores pretendem com estas obras, pois eles próprios também desenvolvem. Não se trata apenas de “paleio” teórico, pois a bagagem de programador que estes autores possuem, permite-lhes produzir obras de uma qualidade técnica superior, assim como cheias de exemplos concretos da vida real de um programador de software.

Depois de ler este livro, os programadores em Flash passam a dispor de mais um novo “horizonte” para onde podem expandir a sua actividade, pois o mercado de aplicações para dispositivos móveis é uma grande fonte de potenciais receitas, e está em constante e exponencial crescimento. Além disso, poderão migrar as suas actuais aplicações desenvolvidas na tecnologia Flash, para estes smartphones, sem grandes dificuldades.

O Livro Professional Flash Mobile Development: Creating Android and iPhone Applications é uma excelente oportunidade de aprender a desenvolver para várias plataformas de forma simultânea, graças à tecnologia Adobe Air, uma framework que pode ser utilizada em Sistemas Operativos diferentes, sem a necessidade de aprender a programar para cada plataforma distinta e dominar linguagens específicas de cada sistema.

Este livro destina-se essencialmente aos programadores em Flash com ActionScript 3 (AS3) com algum nível de experiencia e que pretendem aproveitar estes conhecimentos para desenvolver aplicações para iPhone e Android sem terem de aprender outras linguagens de programação, rentabilizando os seus conhecimentos actuais. Esta obra explica todo o processo desde a preparação do ambiente de desenvolvimento, até à submissão da aplicação nas lojas de aplicações da Apple (App Store) ou da Google, o Android Market.

Sobre o Autor:

Richard Wagner é Product Architect da divisão Web/Móvel da MAARK e autor de várias obras sobre o tema, como os títulos: Safari and WebKit Development for iPhone OS 3.0; XSLT for Dummies, Web Design Before & After Makeovers, etc. É também escritor de vários outros títulos fora do âmbito das tecnologias.

 

Capítulos do livro Professional Flash Mobile Development: Creating Android and iPhone Applications (em inglês):

Capítulo 1 - Introducing Flash Development for Mobile Devices — Explora a plataforma Adobe Air para o Android e o Packager para iPhone, e quais as diferenças entre o desenvolvimento para dispositivos móveis ou Desktop/Web.

Capítulo 2 - Setting Up Your Development Environment — Este capítulo é um guia para a preparação dos ambientes de desenvolvimento e explica como instalar todas as ferramentas necessárias para o processo de desenvolvimento, até à submissão nas lojas de aplicações.

Capítulo 3 - Building and Installing VanillaApp — Criação da primeira aplicação, onde vamos aprender como criar uma aplicação para ser utilizada nos dispositivos móveis, tirando partido do Adobe Air.

Capítulo 4 - Rethinking ActionScript Programming — Explica como desenvolver aplicações para Android ou iOS utilizando as melhores práticas.

Capítulo 5 - Multitouch API — Este capítulo explica como trabalhar com o sistema Multi-Touch ou Single-Touch dos equipamentos, utilizando os gestos mais avançados no Multi-Touch.

Capítulo 6 - Detecting Motion with Accelerometer — Introdução ao sensor de movimento dos equipamentos e como programar aplicações que tirem partido dos eventos do acelerómetro.

Capítulo 7 - Implementing Auto Orientation — Os dispositivos móveis em estudo possuem um sistema de auto-orientação dos seus ecrãs, que automaticamente os roda no sentido em que colocamos o gadget nas nossas mãos. Este capítulo ajuda-nos a tirar partido dessa funcionalidade, para que os interfaces de utilizador que desenvolvemos, se ajustem também de forma coerente aos movimentos do utilizador.

Capítulo 8 - Geolocation API — Nesta parte do livro vamos aprender como capturar dados do Capítulo 9 - Service Integration Using URL Protocols —Este capítulo ensina a tirar partido de serviços como o telefone, SMS, email, Google Maps entre outros, que podem enriquecer muito as nossas aplicações.

Capítulo 10 - Android Camera, Camera Roll, and Microphone — Secção que aborda a utilização da câmara fotográfica do Android, e do seu microfone, nas aplicações.

Capítulo 11 - File Management — Capítulo que trata o acesso a ficheiros nos Sistemas Operativos iOS e Android.

Capítulo 12 - Local Databases — Integração de bases de dados locais com as aplicações desenvolvidas com ActionScript para a plataforma Adobe Air, tirando partido do motor de Bases de Dados, o SQLite.

Capítulo 13 - Remote Debugging — Este capítulo ensina a tirar partido de aplicações e SDK’s para efectuar debug às nossas aplicações, tanto no Desktop como nos próprios dispositivos iPhone e Android.

Capítulo 14 - Submitting Your App to the App Store — Nesta última parte do livro, iremos entender e aprender todo o processo de preparação e submissão das aplicações desenvolvidas, Android Market e a  Apple App Store, para que possamos rentabilizar as nossas aplicações.

Livro Professional Flash Mobile Development: Creating Android and iPhone ApplicationsProfessional Flash Mobile Development: Creating Android and iPhone Applications

Autor: Richard Wagner

ISBN: 978-0-470-62007-6

336 págs.

Janeiro de 2011

Online

Temos 36 visitantes em linha