Política de Cookies TICNOLOGIA - Directiva Europeia - EU e-Privacy Directive

Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.

Visualizar toda a documentação sobre o e-Privacy Directive

Home Revisões Livros Above the fold – O livro que todos os Web designers devem ler


above_the_fold-livroO processo de construção de um Web site de sucesso obedece a regras e princípios que nem todos conhecem. Above the fold – Understanding the Principles of Successful Web Site Design, é a sugestão de leitura para hoje.

Este é mais do que um livro sobre Web Design, ele é uma referência que cobre os fundamentos do processo de elaboração de um site que pretenda ter sucesso num mundo cada vez mais cibernético e “online”.  Totalmente a cores e com papel e impressão de alta qualidade, este livro vai certamente marcar pela positiva todos os que se interessam pelo processo do Web Design.

O livro Above the fold traz uma nova editora para o Ticnologia, a Crescent Hill Books que se encontra sedeada em Louisville, Kentucky, Estados Unidos da América e é uma referência na edição e produção de livros sobre design e design gráfico, afirmando não ser uma Editora no sentido mais tradicional do termo, mas uma empresa que produz livros de design com o intuito de produzir livros que marquem pela diferença e qualidade.

above_the_fold-livroEscrito depois de um trabalho de pesquisa e de discussão entre o autor e vários dos seus colegas que operam nesta área, o livro não pretende ser um guia rígido com regras específicas que regulem os vários aspectos do Web Design, como a tipografia, planeamento, SEO, usabilidade etc., mas sim o autor pretende que este constitua uma série de linhas orientadoras, que através de exemplos e casos de estudo concretos, orientem o leitor no sentido de melhor compreender os fundamentos da construção de um Web Site apelativo, funcional e que permita a comunicação com os seus visitantes.

Dentro de cada tema o livro apresenta-nos alguns exemplos e fotografias de sites que são casos de referência e de sucesso, para que possamos compreender da melhor forma a mensagem que o autor nos pretende transmitir. O próprio livro é um objecto de design, sendo muito bem elaborado graficamente, um must have na estante de qualquer Web Designer.

O livro não é um catálogo dos melhores sites do mundo. É sim uma obra de estudo que muito nos ensina sobre aspectos que por vezes descuramos na elaboração de um site, como a usabilidade, a optimização para motores de busca (SEO), performance, etc. O autor reforça bem a ideia de que um site deve servir o propósito de comunicar com o seu visitante, e não ser “escravo” de um design soberbo, mas sem usabilidade, por exemplo.

 

Capítulos do Livro Above the fold:

Secção I: Web Design & Typography

  • Capítulo 1: Understanding Web Design
  • Capítulo 2: Anatomy of a Web Ste
  • Capítulo 3: Web Design Unity
  • Capítulo 4: Elements of Web Design
  • Capítulo 5: Web Typography

 

Secção II: Planning & Usability

  • Capítulo 6: Site Planning
  • Capítulo 7: Elements of Usability

 

Secção III: Business Value

  • Capítulo 8: Search Engine Optimization
  • Capítulo 9: Marketing and Conversion
  • Capítulo 10: Analysis

 

Sore o autor:

Brian Miller é um designer premiado e uma referência no meio, que se especializou na criação de marcas para a Internet e indústria da impressão. Para além de possuir e gerir a sua própria empresa de design, ele lecciona design na Shintaro Akatsu School of Design, sendo também membro da board de directores do Type Directors Club. Brian Miller possui um MPS em gestão do design do Pratt Institute e um BFA em design gráfico obtido na Hartford Art School.

 

above_the_fold-livroTítulo: Above the fold

Editora: How ( Crescent Hill)

Data: Março 2011

Linguagem: Inglês

ISBN-10: 144030842X / ISBN-13: 978-1440308420

Online

Temos 17 visitantes em linha